IJUI NEWS - Rio Grande do Sul registra cinco mortes por Gripe A em 2017
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
Seiko eee

Rio Grande do Sul registra cinco mortes por Gripe A em 2017

Dois novos casos foram confirmados nesta segunda-feira pela Secretaria Estadual da Saúde.

Matéria Publicada em: 23/05/2017
Foto: Rodrigo Philipps /Agencia RBS.

O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, confirmou que o Rio Grande do Sul registrou cinco mortes por Gripe A desde o início do ano. Dois óbitos foram confirmados nesta segunda-feira (22).

Um dos casos é de uma idosa, de 92 anos, com problemas cardíacos e diabetes, que morreu vítima da doença na última sexta-feira, dia 19, em Venâncio Aires. A mulher não havia tomado a vacina para prevenção da Gripe A e estava internada desde o dia 15.

De acordo com a prefeitura de Venâncio Aires, este foi o segundo caso confirmado de H3N2 no município. No início do mês, outra paciente foi diagnosticada com este subtipo da doença na cidade – ela foi hospitalizada, passou por tratamento e foi liberada.

Outra morte confirmada nesta segunda foi a de uma mulher, de 62 anos, de Nova Santa Rita. Ela estava internada no Hospital Santa Casa de Porto Alegre desde o dia 10 de maio e faleceu na terça-feira da semana passada.

Não há informações se a paciente havia feito a vacina neste ano. A mulher tinha problemas cardíacos, doença pulmonar crônica, colesterol alto e fazia parte do grupo de risco.

Outros casos no RS

Neste ano, outras três pessoas já morreram vítima de Gripe A no Estado. Os três casos foram de homens, que faziam parte do grupo de risco devido à idade acima de 60 anos e por serem portadores de doenças crônicas.

Foram dois óbitos registrados em Porto Alegre e um em Dom Pedrito, na Região da Campanha. Nenhuma das vítimas havia feito a vacina.

Segundo o secretário Gabbardo, quatro dos óbitos registrados até o momento no Estado foram pelo vírus H3N2, e não de H1N1. Em um dos casos, não foi identificado o tipo do vírus.

A vacina contra a gripe previne os dois subtipos da doença, e a Campanha de Vacinação vai até sexta-feira (26). No ano passado, o número de óbitos chegou a 212 no Rio Grande do Sul.

Fonte: Rádio Gaúcha - Online

Link original da matéria 

Rio Grande do Sul registra cinco mortes por Gripe A em 2017

Brito lateral 2020