IJUI NEWS - APAE Ijuí - Incluir é preciso
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
Seiko eee

APAE Ijuí - Incluir é preciso

APAE introduziu, no ano de 2007, o GAT, Grupo de Apoio ao Trabalhador, com o objetivo de ser mediador entre o mercado de trabalho e a PcD.

Matéria Publicada em: 07/07/2017
Foto: APAE / Divulgação.

A inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho é um dos desafios na contemporaneidade.

Visto que estamos inseridos num contexto regulado sob a égide capitalista, no qual a qualificação a todo custo e a competitividade sem limites acabam por padronizar o trabalhador, o PcD enfrenta um desafio ainda maior, pois termina, num primeiro momento, sendo subestimado por uma importante parcela da sociedade quanto as suas reais potencialidades.

Podemos elencar algumas das principais barreiras para a inclusão da PcD no mercado de trabalho: acessibilidade, despreparo dos gestores, Benefícios Previdenciários , oportunidades ruins ou reduzidas, preconceito entre outros.

Pensando desmistificar um pouco esta visão negativa que incide sobre a PcD, muitas APAEs acabaram por apresentar alternativas diversas para o enfrentamento desta problemática.

Em Ijuí, a APAE introduziu, no ano de 2007, o GAT, Grupo de Apoio ao Trabalhador, com o objetivo de ser mediador entre o mercado de trabalho e a PcD. Ressaltando que o GAT é embasado pela Lei 8213/91, a chamada Lei de Cotas para PcDs, criada em 1991, foi o principal incentivo para aumentar a participação desses profissionais no mercado de trabalho.

A medida impõe que empresas com mais de 100 empregados devem ter de 2 a 5% das suas vagas destinadas a pessoas com deficiência. Nestes 10 anos de existência do Projeto, foi possível a inserção de dezenas de jovens e adultos nos mais diversos locais de trabalho, tais como: mercados, farmácias, escolas, indústrias e outras instituições.

O Grupo é coordenado pela Assistente Social Cássia Fabiane Ferreirae e pelo Psicólogo Raphael Nunes Bergel, com o auxílio regular de outras áreas que compõe a clínica interdisciplinar.

O Projeto divide-se em dois grupos: o Grupo de Apoio aos que já estão inseridos no mercado de trabalho e o Grupo de Preparação para o mercado de trabalho.

Nas reuniões do Grupo daqueles que já estão trabalhando, são abordadas questões relativas à troca de experiência profissional, noções de responsabilidade, comprometimento, cuidados pessoais, independência a ainda a Equipe se ocupa da elaboração de currículos e orientação aos familiares quanto à documentação necessária para a inserção da PcD.

A Equipe GAT também realiza visitas às empresas, contatos telefônicos, escuta profissional de familiares e ainda análise de perfil. Salientamos ainda que o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é um auxílio assistencial (garantia de um salário mínimo mensal à PcD de qualquer idade), não será perdido no momento em que este ingressar no mercado de trabalho, encontrando-se apenas suspenso durante o tempo em que o trabalhador estiver inserido ao seu vinculo empregatício.

Assim, devemos instigar cada vez mais toda a sociedade para criar uma cultura na qual seja algo orgânico e natural termos PcD´s inclusos nos mais diversos ambientes de trabalho. O Município de Ijuí está apenas iniciando essa empreitada.

Por isso, julgamos extremamente necessária a adesão de toda comunidade nessa jornada de conscientização, emancipação humana e inclusão social.

Fonte: APAE Ijuí/RS

Seiko DDD