IJUI NEWS - Nosso planeta, nossa responsabilidade
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
Britinho lateral esq

Nosso planeta, nossa responsabilidade

Por, Vitória Priscila Milani Strada e Evelin Hammmmarstron

Matéria Publicada em: 02/08/2017

O nosso planeta está cheio de lixo, pesquisas indicam que no município Ijuí há mais de 70 pontos clandestinos de lixo em terrenos baldios na zona urbana, sem contar a zona rural. Você sabia que o papel de bala que é jogado nas ruas afeta você, os animais, as plantas, o solo e água que você utiliza para beber, cozinhar, tomar banho? Esse papel de bala demora aproximadamente cinco meses para se decompor (apodrecer e desaparecer) no ambiente. E o pequeno chiclete que é jogado no chão? Você também o acha inocente? Não! Ele demora cerca de cinco anos para se decompor na natureza. Descartando incorretamente o lixo no ambiente estamos fazendo mal para todos os seres vivos, seres humanos, plantas e animais.

Se imagine um animal marinho nadando tranquilamente e de repente um chiclete jogado no mar gruda no seu olho. Como você se sentiria? Nós nos sentiríamos assustadas, amedrontadas. Devemos pensar que somos parte deste ambiente em que vivemos e que o lixo que produzimos também é nossa responsabilidade assim como os lixos descartados incorretamente jogados em qualquer lugar na natureza. Nós somos dependentes e parte integrada do ambiente, do planeta em que vivemos. Quando jogamos um pequeno papel de bala no chão estamos comprometendo nossa saúde e todos os recursos naturais.

Para preservar e melhorar o ambiente em que vivemos devemos nos responsabilizar pelo lixo, descartando corretamente, fazendo a separação correta dos resíduos sólidos, se possível fazendo a compostagem dos resíduos orgânicos, utilizando os recursos naturais de forma consciente, preservando espécies, não desmatando, nem provocando queimadas. Pense bem, pense que nós somos parte, precisamos do ambiente, portanto não jogue lixo no chão, se possível recolha o lixo próximo de você e de sua casa, pois a reciclagem e tratamento do lixo são duas medidas extremamente importantes para a preservação do ambiente. Converse com seus familiares e amigos para reciclar, reutilizar, pois essas ações ajudam a amenizar um mal que nós mesmos, seres humanos estamos causando a nossa casa, a nossa vida, ao nosso ambiente, ao nosso planeta.

Vitória Priscila Milani Strada  e  Evelin Hammmmarstron

Alunas do 5° ano da Escola Municipal Fundamental Davi Canabarro-Ijuí-RS

Professora orientadora: Franciele Novaczyk Kilpinski Borré

Brito lateral 2020