IJUI NEWS - Alto índice de mortalidade infantil em 2017 preocupa autoridades da área da Saúde em Ijuí
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Rad mais novoRad mais novo
Seiko eee

Alto índice de mortalidade infantil em 2017 preocupa autoridades da área da Saúde em Ijuí

Faltando mais um quadrimestre para encerrar o ano, o município já registra 12 óbitos.

Matéria Publicada em: 30/09/2017
Dados foram apresentados em audiência pública realizada nessa sexta-feira na Câmara. Foto: Prefeitura de Ijuí/Divulgação

Em audiência pública realizada na manhã dessa sexta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Ijuí, o secretário de Saúde do município, Josias de Abreu Pinheiro, e a secretária adjunta da Saúde, Andreia Amorim dos Santos, apresentaram os indicadores prioritários de saúde e a produção ambulatorial de alta e média complexidade relativos aos segundo quadrimestre de 2017 (maio, junho, julho e agosto). 

De acordo com os números, o índice de recursos próprios aplicados em saúde, no período, chegou a 24, 75%.

No tocante aos indicadores prioritários, um dos dados que mais preocupam as autoridades de saúde, de acordo com a secretária, é o da mortalidade infantil.

“Nós estamos trabalhando sempre com a meta de redução desse índice, mas não podemos deixar de nos preocupar porque ainda falta mais um quadrimestre para encerrarmos o ano e já temos o registro de 12 óbitos”, lamenta Andreia.

A secretária adianta, no entanto, que a gestão já vem adotando medidas no sentido de reverter esse quadro. Uma delas foi a retomada do programa Mãe Gestante, que trabalha diretamente com as gestante, incentivando o pré-natal e outros cuidados durante a gravidez, com grupos no Posto Central e nas Unidades dos Bairros.

“Esse programa foi lançado ainda no primeiro quadrimestre, mas infelizmente os resultados tendem a aparecer no próximo ano”, diz. 

Outras ações, segundo Andreia, incluem a intensificação do trabalho dos agentes Comunitários de Saúde, durante as visitas domiciliares, orientando sobre cuidados para prevenir a mortalidade infantil e com ações desenvolvidas pelo Programa Materno Infantil e Comitê de Óbitos que reavaliam permanentemente as estratégias desenvolvidas, a partir dos seus resultados. 

Conforme os dados apresentados na audiência pública, a gestão da secretaria de Saúde trabalha com uma estimativa máxima de 16 óbitos por mil nascidos vivos e até o momento já foram registrados 12, sendo 4 no primeiro quadrimestre (janeiro, fevereiro, março e abril) e 8, no segundo.

“Para além das ações que já desenvolvemos estamos trabalhando na criação de uma estratégia multidisciplinar, cujas ações passem também pela Educação e por outros setores do poder público”, afirma o secretário Josias de Abreu Pinheiro.

O secretário destacou, ainda, que a secretaria tem procurado trabalhar dentro da realidade financeira – com atrasos de repasses dos governos do Estado e da União – mas primando sempre pela manutenção da qualidade do atendimento e da oferta de procedimentos.

“Nós precisamos nos adequar à situação, mas sem prejudicar a assistência em saúde. Por isso, fazemos esforços para otimizar os recursos disponíveis”, conclui.

Fonte: Prefeitura de Ijuí/RS

Seiko DDD