IJUI NEWS - Vencendo a ansiedade para provas e concursos

Min: 23º
Max: 34º
Pancadas de Chuva a Tarde
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
Sul Cores 1

Vencendo a ansiedade para provas e concursos

Por, Carla Fiorim Comerlato - Psicóloga

Matéria Publicada em: 04/10/2017

    A maioria das pessoas que se dedica a estudar para um concurso, gasta muito tempo para o preparo e a construção do conhecimento, e por vezes acaba abdicando de fazer outras coisas que gostam para alcançar esse objetivo, gerando uma rotina desgastante e provocando sintomas que prejudicam o próprio estudo e concentração.

   Um dos maiores desafios a ser vencido para quem enfrenta uma prova, seja vestibular ou concurso público, é administrar as emoções, principalmente o sentimento de frustração quando o concurseiro já passou por uma reprovação em outras situações, podendo gerar uma demasiada ansiedade, em função do medo, preocupações, tensões.

   O candidato, quando perceber que está caminhando para uma situação como esta, precisa despertar e tomar algumas providências. Entre as soluções, a mais urgente é procurar um profissional para fazer um acompanhamento psicológico, pois ele terá condições de indicar qual terapia será adotada para conter a tensão, caminhos para elaborar a ansiedade,  que poderão evitar os “apagões” gerados na hora da prova.

    Outra orientação que pode ser igualmente bem sucedida é que o candidato leve em consideração que deve confiar no seu potencial. Se ele estudou, seguiu uma rotina para adquirir esse conhecimento, deve tomar a consciência e segurança de que fez o seu melhor, já que domina boa parte do conteúdo, então não há razão para temer uma reprovação.

Carla Fiorim Comerlato - CRP 07/19711

Psicóloga e Psicopedagoga na Psicoclínica

F: (55) 3332-7826 (55) 9.8452-6624

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

termos de uso
Sul Cores