IJUI NEWS - A pedido: Cisa emite nota de repúdio e esclarecimento

Min: 16º
Max: 25º
Chuva pela Manhã
logo ijui news
InovaInova
Sul Cores 1

A pedido: Cisa emite nota de repúdio e esclarecimento

Cisa repudia nota jornalística do Sindicato Médico do Estado do Rio Grande do Sul intitulada “EMERGÊNCIA NA SAÚDE DE IJUI".

Matéria Publicada em: 31/10/2017
Nota.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO CISA

Em repúdio à nota jornalística do Sindicato Médico do Estado do Rio Grande do Sul – SIMERS, divulgada no Jornal da Manhã, edição de sábado e domingo (28 e 29 de outubro), intitulada “EMERGÊNCIA NA SAÚDE DE IJUI”, a qual menciona indevidamente e de forma equivocada a gestão do Consórcio de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul – CISA, vimos esclarecer o quanto segue:

1º - O CISA é um consórcio intermunicipal formado por 40 (quarenta) municípios das regiões CELEIRO e AMUPLAN do Estado do Rio Grande do Sul - no qual também é consorciado o município de Ijui - com atuação predominante na área da saúde.

2º - Na condição de Consórcio de Saúde, o CISA conta atualmente com mais de 200 (duzentas) empresas credenciadas para atendimento da população regional nas mais diversas modalidades, como por exemplo aquisição de consultas e exames especializados; o CISA também atua na compra de medicamentos de forma consorciada e mantém um Centro de Especialidade Odontológica Regional – CEO.

3º - O CISA não recebeu do município de Ijuí os R$ 24 milhões de janeiro a setembro conforme divulgado na nota equivocada e irresponsável do SIMERS. O CISA não é responsável pela manutenção dos postos de saúde do município de Ijui, não lhe cabendo a aquisição de itens básicos como papel higiênico e raio X para aquelas dependências.

4º - Os 24 milhões referidos na nota do SIMERS, referem-se à execução orçamentária parcial do período mencionado para o exercício de 2017 (janeiro a setembro), previsto para atendimento de todas as demandas em saúde acima mencionadas, ou seja aquisição de consultas e exames especializados, aquisição de medicamentos e manutenção do CEO Regional, que contempla todos os municípios consorciados.

5º - A responsabilidade pela gestão da saúde do município de Ijui, bem como dos demais 39 municípios consorciados, é dos respectivos prefeitos e secretários municipais de saúde, nos termos da legislação vigente, mormente a Constituição Federal, o que, aliás, deveria ser do conhecimento do SIMERS.

6º - Na condição de consorciado ao CISA, o município de Ijui se utiliza das empresas credenciadas ao Consórcio para a contratação de serviços médicos para atendimento nos postos de saúde de sua responsabilidade, especificamente em plantões médicos. 

7º - Os profissionais médicos que atendem nos plantões de Ijui são sócios das empresas credenciadas ao Consórcio, as quais se organizam para prestar o serviço mencionado.

8º - Após prestados os serviços médicos de plantões, o município de Ijui repassa mensalmente os valores ao CISA, que, por sua vez, efetua o pagamento às empresas credenciadas a partir do dia 25 do mês seguinte.

9º - Ressalta-se que no mês de setembro do corrente ano os valores relativos aos plantões médicos já tem previsão orçamentária do município de Ijui, com pagamento previsto para esta semana, tendo em vista a necessidade de aprovação junto à Câmara de Vereadores de Ijui de crédito suplementar.

10º - Causa estranheza e indignação a maneira irresponsável do SIMERS, em sua nota jornalística dos dias 28 e 29 de outubro, ao mencionar que a Secretaria de Saúde de Ijui “se tornou uma mera repassadora de verbas ao consórcio, isentando-se da responsabilidade pelo atendimento da população”. A referida afirmação é totalmente distanciada da realidade e descabida, uma vez que o CISA somente recebe valores do município de Ijui para pagamento dos serviços por ele contratados, sem qualquer interferência na gestão da saúde local.

11º - Por fim, em vista das afirmações inverídicas e infundadas do SIMERS, o CISA espera a retratação integral dos fatos mencionados na imprensa, com o esclarecimento à população de Ijuí e região sobre as atividades e as responsabilidades deste consórcio.

Ijui, 31 de outubro de 2017. CONSELHO DE PREFEITOS DO CISA: Eduardo Buzatti, Prefeito de Pejuçara; Celso Dal Cero, Prefeito de Vista Gaúcha; Valmir Land, Prefeito de Condor; e, Eder Luis Both, Prefeito de Chiapetta.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

termos de uso
LM COPY