IJUI NEWS - A Importância da Primeira Infância
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Rad mais novoRad mais novo
rad E

A Importância da Primeira Infância

Por, Carla Fiorim Comerlato

Matéria Publicada em: 19/10/2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O desenvolvimento   de cada criança      ocorre de forma subjetiva, sabemos que desde seu nascimento até mais ou menos seis anos de idade, ocorre a estruturação psíquica, que se manifestará na personalidade do futuro adulto.

O desenvolvimento infantil é composto por fases, e estas são constituídas através da dinâmica familiar e do meio em que vivem. 

Antecipar estas fases, ou não estimular a criança, para que possa vivenciá-las plenamente pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento.

Precisamos observar e até mesmo evitar o acúmulo de atividades impostas às crianças. Muitos pais na tentativa de querer que seus filhos sejam bons em tudo; esporte, línguas, aulas de música e outros, acabam estressando-as.

"O desenvolvimento infantil é composto por fases, e estas são constituídas através da dinâmica familiar e do meio em que vivem". 

Estudos recentes mostram que o estresse, principalmente na primeira infância, pode impactar mais tarde, nas questões relacionadas ao envelhecimento celular e ao próprio estresse na fase adulta.

A pergunta que devemos nos fazer é: como propiciar um ambiente saudável aos pequenos? Onde tenha a possibilidade de crescimento, aprendizagem e brincadeira.

Muita brincadeira, pois é através dela que a criança tem a oportunidade de vivenciar seu corpo e mente, desenvolvendo sua coordenação motora, a noção de espaço e equilíbrio.

As brincadeiras não podem se restringir a usar somente o dedo e uma tela brilhante, devem, de preferência, acontecer ao ar livre, onde a criança possa entrar em contato com tudo que envolve a natureza, mexer o corpo e ativar a coordenação dos movimentos, que possibilitarão seu desenvolvimento de forma saudável.

Carla Fiorim Comerlato

Psicóloga e Psicopedagoga na Psicoclínica

F: (55) 3332-7826 (55) 8452-6624

 

Brito lateral 2020