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36ª CRE - Professores de Educação Física encerram formação com atualização em práticas aquáticas

Grupo trabalhou questões do ensino das Atividades Aquáticas em três perspectivas - Veja mais...

Matéria Publicada em: 04/12/2017
Grupo trabalhou em parceria com o professor da Unijuí, Robson Machado Borges. Foto: 36 CRE/Divulgação.

Os professores da rede estadual de Ensino, que atuam na área de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), participaram, na sexta-feira (1º), de mais um encontro do Projeto de formação continuada para os professores de Educação Física, "Os Múltiplos Olhares da Educação Física no Contexto Escolar", coordenado pelo professor da Unijuí Robson Machado Borges.

O  grupo trabalhou questões do ensino das Atividades Aquáticas em três perspectivas:

- a reflexão dos alunos visando o discernimento sobre o “perigo” do meio líquido e os cuidados necessários

- a aquisição proficiente de habilidades para “se defender” na água

- estratégias de ação para se buscar espaços físicos para realização das atividades aquáticas práticas.

O encontro teve uma aula prática realizada na piscina da AFFI, quando o grupo vivenciou corporalmente diversas atividades aquáticas.

Especificamente, foram trabalhados os assuntos de imersão (apneia, para buscar objetos no fundo da água), coordenação da inspiração/respiração, flutuação em equilíbrio, deslocamentos, batidas de pernas e braçada de crawl.

Robson Machado Borges destacaou que esse encontro encerrou uma série de 20 reuniões iniciadas em 2016, com o objetivo de estudar o ensino na Educação Física escolar.

Em 2018 grupo de estudos se reunirá novamente para concluir uma estrutura curricular para as aulas de Educação Física nas escolas da 36ª CRE.

O coordenador regional de Educação, Cláudio de Souza, destaca que esta é uma iniciativa única no Brasil.

Os professores de Educação Física já participavam das formações na área das Linguagens e agora com esse projeto eles tem uma formação específica em Educação Física, inclusive explorando a parte prática em cada modalidade como dança, natação, atividades na Natureza, jogos, entre outros", avalia Souza.

O coordenador enfatiza que a proposta é que em 2018 aconteça a sistematização desse projeto através de um registro escrito que servirá de exemplo para outras Coordenadoria e também para outros Estados.

A parceria com o professor Robson deu um diferencial muito importante nesta formação e todo esse conhecimento será utilizado nas escolas”, conclui o coordenador.

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