IJUI NEWS - Vereador pede explicações sobre matrículas “antecipadas” em escolas municipais de Ijuí

Min: 17º
Max: 27º
Nublado e Pancadas de Chuva
logo ijui news
EquipomedEquipomed
SulCores novo e

Vereador pede explicações sobre matrículas “antecipadas” em escolas municipais de Ijuí

Segundo Adalberto Noronha (PT), pais chegaram às escolas na data de início das matrículas [dia 20/12] e foram avisados de que já não existiam mais vagas.

Matéria Publicada em: 02/01/2018
Vereador Adalberto Noronha relatou casos preocupantes nas matrículas da rede pública municipal. Foto: Abel Oliveira

Na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ijuí no ano de 2018, realizada na noite desta terça-feira (2), os vereadores Adalberto Noronha (PT) e Marcos Barriquello (PDT) apresentaram pedido de comparecimento do secretário de Educação do município, Eleandro Lizot, em reunião das Comissões da Casa para falar sobre as vagas nos educandários (escolas) municipais.

Na Tribuna da Câmara, Adalberto Noronha disse que recebeu queixas de pais de alunos inconformados com o procedimento de alguns educandários que “anteciparam as matrículas” programadas para o dia 20 de dezembro.

Segundo Noronha, houve casos de pais que chegaram às escolas em busca de vagas já no dia 17, três dias antes da data de início das matrículas, e foram relacionados em atas e dispensados.

“... chamou-me muito a atenção casos como os relatados nas escolas Soares de Barros e Amazonas, onde pais que estavam na fila foram chamados pela direção, relacionados em ata e dispensados... isto aconteceu no domingo, dia 17, e a matrícula era na quarta-feira da outra semana, dia 20, ou seja, estavam antecipando as matrículas para o domingo [17] sem os demais terem conhecimento”, disse o vereador.

Adalberto Noronha destacou que na Escola Amazonas uma mãe ligou antes ainda do dia 17 e foi informada pela servidora que já não tinha mais vagas.

“... mas como que não tem mais vagas se a matrícula é somente no dia 20, e isso foi lá pelo dia 14 ou 15?” questionou o parlamentar.

O vereador concluiu seu pronunciamento relatando um acaso em que, no dia programado para início das matrículas [dia 20],

... uma pessoa amanheceu na fila de uma Escola, foi a primeira a chegar e mesmo assim recebeu a informação de que não tinha mais vagas... ela solicitou então uma declaração por parte da direção, de que estava lá, de que era a primeira da fila no dia da matrícula [dia 20], que não tinha mais vagas, para então procurar seus direitos”.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

termos de uso
Sul Cores novo