IJUI NEWS - Em nota, Grupo Cotrijui/Recuperação diz que cooperativa poderá ser ocupada até o dia 15

Min: 17º
Max: 27º
Nublado e Pancadas de Chuva
logo ijui news
Vip novoVip novo
SulCores novo e

Em nota, Grupo Cotrijui/Recuperação diz que cooperativa poderá ser ocupada até o dia 15

Grupo expõe situação de ‘UTI’ da Cotrijui. Medida extrema de ocupação será adotada caso não haja regularização das pendências com associados e trabalhadores.

Matéria Publicada em: 11/01/2018
Manifestação de 2013 fechou a Cooperativa. Foto: Arquivo/IjuíNews

Nota

Passados cinco anos da atual administração da Cotrijui, o presidente liquidante, Eugênio Frizzo, repete as mesmas justificativas;

saneamento das dívidas da cooperativa, o reagrupamento do quadro social, retomada dos negócios com valorização dos associados e dos trabalhadores.

De forma contraditória, confessou o aumento da dívida que era no inicio da gestão de UM bilhão de reais e hoje alcança o patamar superior a 1,8 bilhões de reais, justificando o acréscimo como juros e correção monetária.

Contrariando o alegado, somente o débito com a Caixa Econômica Federal, que, em 6 de abril de 2010, era de R$ 91.485 milhões, por acordo entabulado, passou a ser de R$ 15 milhões com pagamentos em parcelas anuais em torno de Um milhão, com vencimento final para o ano de 2021.

A atual administração não honrou os pagamentos anuais e a dívida voltou aos níveis anteriores, superior a CEM milhões.

Sobre os grãos depositados em armazéns gerais, os relatos dos produtores são unanimes que não conseguem retirar o produto, e quando liquidados, seus pagamentos são protelados.

Existem dúvidas, inclusive, se o estoque físico de grãos corresponde ao declarado em armazéns gerais.

Assim como os sócios continuam esperando em vão pelo cumprimento dos compromissos assumidos, também os trabalhadores da cooperativa há meses estão recebendo com grande atraso seus salários.

O décimo terceiro salário de 2017 ainda esta pendente e o Fundo de Garantia não esta sendo depositado há meses.

Considerando a total falta de eficácia prática dos atos da atual administração e com a eminente derrocada desta cooperativa, que já foi considerada a maior da América Latina, umas das pioneiras na expansão da atividade leiteira, na produção de hortifrutigranjeiros, na criação, engorda e abate de suínos, (até recentemente se abatia em torno de 20 mil suínos/mês, hoje está reduzido para 8 mil suínos/mês) e os excedentes de produção sendo vendidos vivos para outros frigoríficos;

Considerando que a cooperativa já ajudou cuidar da saúde de seus associados com a manutenção de hospitais, e outras ações que desenvolveu, POR CERTO A COTRIJUI IRA DESAPARECER DO CENÁRIO PRODUTIVO, com graves consequências futuras para os associados, por deliberação do grupo, caso não ocorra regularização das pendências com os associados e trabalhadores até o próximo dia 15, haverá ocupação da sede Administrativa em Ijuí.

Conclama-se, portanto, as associações dos municípios, as Câmaras de Vereadores, as administrações municipais, associados, funcionários, ex-funcionários, imprensa e comunidade em geral, a somar forças a esta derradeira tentativa de salvar um patrimônio que é de toda família COTRIJUI, fundamental à economia do Estado.

Assinado

Grupo COTRIJUI/Recuperação

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

termos de uso
Sul Cores novo