IJUI NEWS - Em Audiência Pública “vazia”, LOA/2018 é debatida na Câmara de Ijuí

Min: 17º
Max: 27º
Nublado e Pancadas de Chuva
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
SulCores novo e

Em Audiência Pública “vazia”, LOA/2018 é debatida na Câmara de Ijuí

Cerca de 20 pessoas participaram do encontro entre políticos e SSPMI. Segmentos da comunidade, desacreditados nas demandas, não compareceram.

Matéria Publicada em: 12/01/2018
Vereador Júnior Piaia mediou a audiência, com baixa adesão da comunidade. Fotos: Abel Oliveira/Reprodução Câmara Municipal.

Nesta quinta-feira (11), na Câmara de Vereadores de Ijuí, foi realizada uma Audiência Pública para debater o projeto de lei da LOA/2018 – Lei Orçamentária Anual. A LOA estima receita e fixa despesa do município para o exercício financeiro de 2018.

O que chamou a atenção no encontro foi ausência de segmentos da comunidade. Cerca de 20 pessoas participaram do encontro, entre elas; o vice-prefeito, secretários, vereadores, assessores da Câmara e direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ijuí (SSPMI).

Uma Audiência Pública é um encontro feito na comunidade com a participação da população, a fim de buscar opiniões e soluções para as demandas sociais e ter acesso à reposta de pessoas públicas.

Entretanto, não houve a presença de pessoas da comunidade na participação do controle da Administração Pública.

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereador Júnior Piaia (PCdoB), que mediou a audiência, disse que

 “não há motivação da comunidade em geral em participar desse tipo de encontro... não acreditam mais no atendimento futuro de suas reivindicações”.

Piaia destacou que as pessoas dos bairros, por exemplo, estão desacreditadas, cansadas de apostar e não ver suas demandas atendidas.

Neste caso específico, o vereador entende que esse tipo de matéria deveria chegar à Câmara com mais prazo para análise.

“Esse ano o PPA chegou atrasado à Câmara... o Executivo demorou para encaminhar a LOA, que nas Comissões entrou dia 2, e a última sessão legislativa, antes do recesso, acontece dia 15 ... o tempo é curto para um processo de divulgação e mobilização da comunidade a participar dos encontros”.

Na Audiência, Piaia mostrou aos participantes as receitas e despesas, do Poder Executivo, orçadas para esse ano de 2018.

Destacou os investimentos que serão feitos no interior e pavimentações no perímetro urbano de Ijuí, além do valor de R$ 9.775 milhões que será repassado ao Poder Legislativo.

Entre as demandas pontuadas na reunião pública, o destaque ficou com questões relacionadas à recuperação de estradas no interior e o reajuste salarial de servidores proposto pelo Executivo, contrariado pelo (SSPMI).

O vereador Piaia concluiu os trabalhos dizendo que nesta sexta-feira (12), na reunião das Comissões do Legislativo, será decidido quanto à votação do projeto na próxima sessão (dia, 15).

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

termos de uso
Sul Cores novo