IJUI NEWS - Valores a serem preservados

Min: 19º
Max: 30º
Predomínio de Sol
logo ijui news
MultiCell (vivo)MultiCell (vivo)
Sul Cores 1

Valores a serem preservados

Por, Liane Maria Fiorim Comerlato

Matéria Publicada em: 20/12/2016

   

    Quais são os valores que estamos passando para esta geração que aí está?

    Apesar de toda a inconstância e incompetência política que estamos nos defrontando diariamente, temos o dever moral de darmos as nossas respostas para as incontáveis perguntas que nossos filhos nos fazem, em casa, na sala de aula, na vida.

    Somos a referência, o modelo para a conduta de nossos pequenos, portanto temos a obrigação moral de sermos os mais autênticos e verdadeiros possíveis e mais, nos livrarmos de ideias poluídas, clichês, ranços dogmáticos, aceitando o errado como certo e justificando atitudes apoiando-se na situação caótica que as  pessoas ao nosso redor criam.

    Como adultos nosso compromisso é com a nitidez de caráter, temos que nos revelar o que somos e em que acreditamos, não podemos nos escorar em maus procedimentos dos outros para justificar nossas formas erradas de proceder. A questão da moral é a construção da definição intrínseca do que é certo e do que é errado e trilhar pela opção escolhida.

    Podemos dizer que somos pessoas do bem, justas, mas se soubermos internamente com clareza o que o certo e optarmos pelo outro caminho estaremos sendo fraudulentos, primeiramente conosco mesmos, depois com os demais.

    Quando uma família reprova atitude de um educador por conduzir com firmeza as formas de ensinar, avaliar e conduzir sua disciplina, justificando suas ideias baseando-se nos mandos e desmandos da atual conjuntura social, política e econômica em que estamos inseridos, procurando aliviar culpas como se tudo fosse justificável já que o caos está instalado, uma ideia equivocada de moral está sendo acalentada dentro da família e temos muito a lamentar como educadores e como sociedade.

    Justamente porque é dentro da família que as verdades devem ser assumidas e passadas de pais para os filhos, como um legado, uma herança inabalável de caráter sóbrio e firme, algo que passa de uma geração a outra.

    Na escola são complementados e estimulados os valores e virtudes pregados pela família, porém se a família passar para seus filhos valores errôneos é ela que deve mudá-los, sob pena de contribuir de forma decisiva para tornar o mundo cada vez mais  caótico,desumano e injusto.

Liane Maria Fiorim Comerlato

Professora com formação em Letras/ Especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia.

Psicopedagoga/Docente especialista - Psicoclínica

F: (55) 3332-7826 (55) 98452-6624

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

termos de uso
Center Car lados