IJUI NEWS - Sintomas da Depressão
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
EquipomedEquipomed
Britinho lateral esq

Sintomas da Depressão

Por, Carla Fiorim Comerlato

Matéria Publicada em: 01/02/2017

A depressão é uma doença que gera sintomas como choro fácil, falta de energia, falta de vontade para realizar atividades que normalmente davam prazer, cansaço constante e alterações no peso por exemplo. 

Além disso, pode ocorrer dificuldade para dormir, principalmente acordando de madrugada e não voltando a adormecer, acordando com muito cansaço e mal-estar. Geralmente, os sinais de depressão estão presentes por mais de duas semanas.

A depressão também pode causar dor de cabeça, devido às noites mal dormidas e às alterações do humor. Além disso, pode ocorrer sensação de aperto no peito e peso nas pernas.

A sensação de tristeza profunda e exagerada para as situações cotidianas manifestam-se através de um rosto triste, olhos caídos, sem brilho e tronco curvado. É frequente ter crises de choro, prevalecendo pessimismo, sentimentos de culpa e baixa autoestima.

Devido à tristeza profunda é comum manifestar irritabilidade, ataques de raiva e ansiedade, dificuldade de concentração e de tomada de decisões, o que pode prejudicar o desempenho do sujeito no trabalho ou a aprendizagem na escola, e principalmente as relações interpessoais.

Estes sintomas podem ser difíceis de serem identificados, prolongando por muito tempo um sofrimento que poderia ser tratado para a melhoria da qualidade de vida.

Por isso, o indivíduo deve procurar ajuda a fim de avaliar a sua situação e iniciar o tratamento adequado.

Carla Fiorim Comerlato

Psicóloga e Psicopedagoga na Psicoclínica

F: (55) 3332-7826 (55) 98452-6624

Brito lateral 2020