IJUI NEWS - O seu filho está realmente aprendendo?
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Inova topoInova topo
Britinho lateral esq

O seu filho está realmente aprendendo?

Por, Liane Maria Fiorim Comerlato

Matéria Publicada em: 22/03/2017

A falta de assimilação dos conteúdos ministrados em sala de aula e não assimilados  têm sido uma fonte de grande preocupação da família, da escola e pela própria criança.

Quando os pais percebem que o filho está sofrendo e demonstra insatisfação com referência aos estudos, algo precisa ser feito.

O reforço escolar tem por objetivo auxiliar  na  aprendizagem dos educandos que demonstram estar em nível de desigualdade com o ritmo de desenvolvimento dos conhecimentos da turma, que não conseguem dar sequência natural na ampliação desses conhecimentos.

Muitas vezes a aprendizagem não se realiza no coletivo por razões diversas, como os excessos de barulho, a distração fácil por pequenos estímulos ou por razões estritamente individuais, por algo que os esteja impedindo por alguma dificuldade ainda não detectada.

Para que o reforço escolar tenha êxito, é necessário um conhecimento específico do profissional que irá planejar, definir e escolher os instrumentos adequados  para trabalhar com as dificuldades de forma bem específica e particular  tomando todo o cuidado em estabelecer um vínculo motivador e uma ação articulada de maneira que a aprendizagem realmente aconteça.

Porém não tem se mostrado muito eficaz procurar de forma aleatória e esporádica, uma vez ou duas antes de avaliações, tentar resolver de forma afobada questões pontuais não compreendidas, não resolvidas no transcorrer do processo.

Se aspectos do conhecimento introduzidos não foram aprendidos, é imprescindível que os mesmos não sejam acumulados e sim que sejam trabalhados de forma linear e progressiva até que haja a demonstração de parte do aprendente que ele está apto para resolver as sequências acadêmicas de forma autônoma.

A aquisição de hábitos de como estudar e qual a melhor maneira para cada aluno, consegue ser percebida, na relação particular entre ensinante e aprendente e acontece quando são procuradas essas soluções, ocorrendo, desta forma, uma aprendizagem bem sucedida e de qualidade.

Liane Maria Fiorim Comerlato

Professora com formação em Letras/ Especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia.

Psicopedagoga/Docente especialista - Psicoclínica

F: (55) 3332-7826 (55) 98452-6624

Créditos da foto: Revista Crescer / globo.com

Brito lateral 2020