IJUI NEWS - Caminhão doado pelo MP do Trabalho aos Bombeiros de Ijuí é levado para Santa Cruz do Sul
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Rad mais novoRad mais novo
Britinho lateral esq

Caminhão doado pelo MP do Trabalho aos Bombeiros de Ijuí é levado para Santa Cruz do Sul

O caminhão é um Mercedes-Benz Atego 1719, ano 2012, placas IUE-3324, de prefixo Bombeiro 9031, que, segundo o termo de doação do MPT, seria para uso ‘exclusivo’ na área do 1º Grupo de Combate a Incêndios de Ijuí.

Matéria Publicada em: 13/05/2017
Veículo doado pelo MPT ao 12 CRB, no desfile de 7 de Setembro de 2013. Foto: Abel Oliveira / Arquivo.

Nessa semana, a chefia do 12º Comando Regional de Bombeiros (CRB) de Ijuí cedeu uma viatura de combate ao fogo ao 6º Comando Regional de Bombeiros, em Santa Cruz do Sul.

Segundo fontes do próprio Corpo de Bombeiros, a transferência do veículo, doado à comunidade de Ijuí e região pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de Santo Ângelo, no fim do ano de 2012, contraria termo de responsabilidade firmado entre o MPT e o comando da corporação.

O caminhão é um Mercedes-Benz Atego 1719, ano 2012, placas IUE-3324, de prefixo Bombeiro 9031, que, segundo o termo de doação, seria para uso ‘exclusivo’ na área do 1º Grupo de Combate a Incêndios de Ijuí.

Porém, hoje, o veículo está no pátio do 6º CRB de Santa Cruz, com problemas mecânicos, a disposição para treinamento de alunos de um curso de formação de novos integrantes dos Bombeiros.

Ainda segundo fontes da corporação, consultadas pelo Ijuí News, em Porto Alegre, a chefia do CRB de Ijuí teria providenciado em nova viatura para substituir a levada para Santa Cruz.

A reportagem procurou saber sobre essa nova viatura e encontrou um caminhão ‘velho’ na garagem do CRB Ijuí (veja na foto ao lado). 

A doação do veículo pelo MPT de Santo Ângelo

Na data de 17 de dezembro de 2012, em Santo Ângelo, o Ministério Público do Trabalho (MPT) entregou três caminhões aos bombeiros dos municípios de Santo Ângelo, Ijui e Horizontina.

A cerimônia de doação aconteceu no 11º Comando Regional de Bombeiros (CRB).

As três viaturas de combate a incêndio custaram R$ 993 mil e são caminhões Mercedes Benz, modelo Atego 1719, ano 2012, com 185 cavalos de potência, encarroçados para a atividade de combate a incêndios, com tanque de água de 5.000 litros bomba, vazão de 500 galões por minuto e equipado com mangueiras, esguichos e ferramentas.

No ato, o MPT foi representado pelos procuradores do Trabalho Marcelo Goulart e Veloir Dirceu Fürst.

Presentes também os comandantes do Comando do Corpo de Bombeiros, coronel Guido Pedroso Melo, do 11º CRB, tenente-coronel Eviltom Pereira Diaz, e do 12º CRB (Ijuí), major Tomás Jacson Trindade Lopes, e prefeitos da região.

Fotos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.

Seiko DDD