IJUI NEWS - Funcionários dos Correios no RS decidem encerrar greve
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Rad mais novoRad mais novo
Seiko eee

Funcionários dos Correios no RS decidem encerrar greve

De acordo com o Sintect-RS, em assembleia realizada na tarde desa segunda (12), oi definido o retorno ao trabalho nesta terça. Entidade diz que adesão foi de 70% entre os carteiros e 30% entre atendentes.

Matéria Publicada em: 13/03/2018
Encerrada greve dos funcionários dos Correios no RS. Foto: Abel Oliveira/Arquivo

Os funcionários dos Correios no Rio Grande do Sul decidiram encerrar a greve da categoria no final da noite desta segunda-feira (12).

Saiba mais

Funcionários dos Correios entram em greve nesta segunda-feira (12)

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Estado (Sintect-RS), em assembleia realizada na tarde do mesmo dia foi definido o retorno ao trabalho às 23h59.

Ainda conforme a entidade, a adesão à greve foi de cerca de 70% entre os carteiros, e aproximadamente 30% entre atendenetes. 

Pela manhã, nenhuma agência ficou fechada. A empresa afirma que contou nesta segunda com 6.542 funcionários em todo o estado, de um total de 7.207.

A empresa se manifestou por nota, reconhendo que a greve é um direito do trabalhador, mas afirmando que, neste momento, agrava a situação da empresa.

O plano de saúde, uma das principais pautas dos grevistas, foi discutido com a categoria.

Os servidores também reclamaram do aumento na coparticipação por procedimento do plano de saúde dos funcionários e seus dependentes.

A empresa sustenta que não tem mais condições de custear o benefício, e ingressou com ação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) nesta tentativa. O tribunal autorizou a cobrança.

Atualmente, os funcionários pagam somente um percentual por faixa de salário, que vai de 5 a 15%, por procedimento. De acordo com o sindicato, a gratuidade está prevista no acordo coletivo vigente, até o dia 31 de julho deste ano.

Além disso, o movimento contesta as alterações no plano de carreiras, a suspensão das férias dos trabalhadores, defendem a contratação de novos funcionários via concurso público e a extinção do cargo de operador de triagem e transbordo, entre outros.

Atrasos nas entregas e 1,3 mil trabalhadores a menos

Diante das frequentes reclamações sobre atrasos nas entregas, o sindicato esclarece que os Correios operam com uma defasagem de 1,3 mil trabalhadores no estado. "Há fechamento de postos em todo o país. No Brasil, faltam 20 mil funcionários", complementa o diretor de comunicação.

Fonte: G1/RS 

Publicação original AQUI

Brito lateral 2020