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Projeto de estudos ”Gritolância” - E.M.F. Soares de Barros

Por, Naiana Ortiz Boeno – professora da rede pública de ensino

Matéria Publicada em: 10/07/2018

Resumo: Este trabalho consiste na explicitação e reflexão do projeto de estudos “Gritolândia”, elaborado e desenvolvido coletivamente, entre a professora e a turma envolvida – terceiro ano do Ensino Fundamental - , cujo foco principal foi a busca pela ampliação de saberes acerca do tom de voz em sala como resultado de estudos, aliado na construção da aprendizagem e também como forma de vida. Nesse sentido, houve a busca pelas respostas relacionadas ao assunto para estudo, unindo a interdisciplinaridade e a ludicidade com o interesse e a curiosidade das crianças, de acordo com cada faixa etária infantil. Desenvolver outras possibilidades de aprendizagem por meio de projetos de estudos, que envolvem conhecimentos de diferentes áreas do conhecimento e enfatizar a linguagem de sinais Libras e outras linguagens se tornou um desafio para todos. Os resultados em termos de aprendizagem e envolvimento superaram o esperado pela efetiva participação das crianças e das famílias durante o desenvolvimento do projeto. E para além disso, a percepção de que os estudos voltados para a relação entre as pessoas em questão possibilitaram que as crianças percebessem o quão importante é a forma de comunicação e que as diferentes linguagens e o estudo se fundem; fazendo com que não apenas tenhamos uma vida social saudável, mas também sejamos bem sucedidos social e profissionalmente.

Palavras-chave: aprendizagem; ludicidade; vivências; linguagens

Abstract: This work consists of the explicitation and reflection of the study project "Gritolândia", elaborated and developed collectively, between the teacher and the group involved - third year of Elementary School -, whose main focus was the search for the amplification of knowledge about the tone of voice in the classroom as a result of studies, an ally in the construction of learning and also as a way of life. In this sense, there was the search for the answers related to the subject for study, uniting the interdisciplinarity and the playfulness with the interest and the curiosity of the children, according to each age group. Developing other learning possibilities through study projects that involve knowledge from different areas of knowledge and emphasizing sign language Libras and other languages ​​has become a challenge for everyone. The results in terms of learning and involvement exceeded expectations due to the effective participation of children and families during project development. And in addition, the perception that studies about the relationship between the people in question have made it possible for children to realize how important the form of communication is and how different languages ​​and study merge; making us not only have a healthy social life but also be successful socially and professionally.

Keywords: learning; playfulness; experiences; languages

Introdução: O projeto Gritolândia relata e analisa a experiência desenvolvida com crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Fundamental Soares de Barros, neste primeiro semestre de 2018. O mesmo teve por objetivo oportunizar momentos de estudos aos alunos com diversas linguagens, sejam elas corporal, plástica, oral, escrita, sinestésica; ajustadas às diferentes situações diárias propostas; a fim de proporcionar a importância do estudo para a prática das diferentes linguagens e sua inter-relação com a escola. Para além disso, desenvolver práticas que permitam que os alunos expressem suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e, com isso, possibilitar avanços no processo de construção de significados.

Metodologia: As turmas dos três terceiros anos receberam a visita do personagem principal da história estudada, o João, que trouxe para as mesmas uma surpresa muito especial em sua mala de viagem: os livros de literatura que as crianças iriam conhecer e estudar através dos conteúdos de sala, além de um diário e um boneco representativo de seu personagem que iria visitar as famílias ao longo do projeto.

Durante um longo tempo, João interagiu com as crianças, contando sobre sua vinda à escola, sobre um pouco de sua história e também dando o pontapé inicial do projeto literário intitulado “Gritolândia”. As crianças fizeram perguntas, tiraram fotos e conheceram mais sobre o personagem e também sobre o projeto que iriam estudar e explorar nos dias seguintes. Posteriormente, cada turma foi para sua sala com seus materiais e livros para ler junto das professoras e dar início às experiências que estavam por vir.

O projeto de estudo gerou-se em torno de uma pesquisa acerca da seguinte pergunta feita pelas crianças: a sala de aula é mais parecida com a cidade de Gritolândia ou de Falabaixolândia, como se apresenta a literatura? Então a turma procurou conhecer melhor a literatura e agregar outros conhecimentos, outros conteúdos do ano em questão para aprimorar os saberes e enriquecer ainda mais o projeto.

Em português a turma 31 estudou a exploração e interpretação da literatura; o jogo dramático em grupos; o estudo da língua de sinais – Libras – como outra forma de comunicação entre as pessoas; oficina de Libras com aprendizagem de alguns sinais importantes; a confecção do livro ao contrário no coletivo; o estudo da gramática através da literatura; o estudo das onomatopeias e a participação do personagem principal da história com visita nas famílias, juntamente com diário para escrita e observação se nas casas das crianças é mais Gritolândia ou Falabaixolândia. Já em artes, a turma estudou o autorretrato da escritora e estudo de sua biografia e também realizou a confecção de megafones como instrumento de comunicação entre as pessoas.

Nos conteúdos de matemática, a turma realizou histórias matemáticas envolvendo a literatura e os conteúdos estudados até o momento; estudou a orientação no plano; raciocínio lógico e também o estudo das horas. Já em estudos sociais,a turma estudou o bairro, a rua e o número das casas; bem como a localização e trajetos.

Em religião, a turma aprofundou seus estudos na relação entre as pessoas e nos valores envolvidos na literatura e no cotidiano da turma. E, por fim, em ciências,a turma explorou a relação entre o comportamento dos animais e dos seres humanos na literatura e na vida real e estudou o ar e a poluição do meio ambiente.

E como culminância do projeto, as crianças de todas as turmas dos Anos Inciais receberam a visita na escola da escritora Léia Cassol, que conheceu os projetos das turmas, além de conversar, contar suas histporias, tirar fotos e autografar seus livros para as crianças. E a pergunta norteadora? Foi respondida! Temos em nossa sala as duas situações... bem definidas!

Desta forma, vimos que era possível aprender de maneira lúdica e divertida sobre determinados assuntos relacionados ao nosso cotidiano, tão presente e tão importante para a vida humana, desde a mais tenra idade, potencializando nossos saberes e fortalecendo o princípio da cultura reflexiva por meio de pequenos projetos.

Resultados e Discussão: A constatação de que as crianças, quando estão envolvidas em um estudo voltado para uma prática de sala que contemple os conteúdos pertinentes ao ano em que estão e à realidade fora do âmbito de sala vivenciada por elas, sua aprendizagem passa a se tornar um hábito diário, em que sua prática educativa se tornará parte das mais variadas ações realizadas ao longo de seu cotidiano infantil, como o ato de se comunicar de forma adequada e bem educada com as pessoas, aliando diferentes linguagens à maneira de se expressar; e estudar junto a ele de forma lúdica e divertida. Incorporar o que vivencia possibilita apropriar-se de todo um conhecimento que será compartilhado com o outro a partir de suas próprias ações, para além de outras formas de linguagens que a criança estabelece junto a seus pares.

O trabalho em sala nos mostrou que a ludicidade necessita, no caso dos Anos Iniciais, permear este fazer pedagógico, instigando o imaginário da criança para que a criatividade amplie para horizontes mais longos.

A aprendizagem com a Libras, a arte e a literatura faz com que o envolvimento infantil aconteça de forma prazerosa e lúdica; em que a criança se utiliza o brincar para aprender mais e melhor sobre determinados assuntos tão importantes para a vida dos seres vivos em nosso planeta. Aliar diferentes linguagens, com diversos recursos e técnicas faz com que o professor busque qualificar sua prática e também aprenda mais sobre os mais variados assuntos para, então poder estudar com seus alunos em sala.

Conclusões: Todo trabalho, quando realizado em conjunto, em prol de um objetivo único e com vistas a um resultado voltado para um crescimento mútuo, no caso da criança, em pleno desenvolvimento, possibilita visualizar no educador a satisfação de ver em torno da mesma seu crescimento enquanto sujeito que aprende e que pratica o que ela teve como experiência dentro de sala de aula.

A pretensão de que a prática das vivências aconteça realmente se faz visível e passa a fazer parte do cotidiano infantil com mais naturalidade, em que o envolvimento familiar complementa esse processo do aprender. Aprender com ludicidade, pesquisa, diálogo e participação faz da criança protagonista, um sujeito de valores e possibilita realçar sua potencialidade e criatividade.

Naiana Ortiz Boeno 

Professora da rede pública de ensino

Seiko DDD