A Coordenadoria da Juventude de Ijuí, em parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, está realizando o cadastro do Número de Inscrição Social – NIS - para gerar a Identidade Jovem (ID Jovem), na Praça da República.
De acordo com a coordenadora Tabata Bertoldo, os trabalhos estão concentrados na Praça da República, onde acontece a Feira do Livro, evento que garante a presença de mais jovens na região central.
Tabata Bertoldo explica que “a Identidade Jovem é um documento digital criado pelo Governo, com o intuito de garantir alguns benefícios a jovens de baixa renda. O documento faz parte da Lei da Juventude, e deve ser aceito como tal”.
O cadastro é realizado na sala da Coordenadoria, de quarta a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 19h. No fim de semana, das 15h às 19h.
Para a realização do ID Jovem é necessário os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento ou Casamento, e de Óbito, se for o caso
- Certidão de Nascimento dos filhos (dos que residem no domicílio)
- RG
- CPF regularizado (em caso de troca de nome)
- Carteira de Trabalho (para todos os maiores de 16 anos)
- Conta de Luz
- Título Eleitoral (preferencialmente do município)
- Bloco “modelo 15” (caso for agricultor)
- Contracheque (caso for funcionário público)
Saiba Mais - AQUI
Veja alguns benefícios garantidos pela ID Jovem:
- Meia entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, e quaisquer outras áreas culturais, como museus, parques naturais, etc.;
- Reserva de assentos em viagens interestaduais, dois assentos com 100% de gratuidade e dois assentos com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem, sendo válidos ônibus, trens e barcos de classe convencional;
- Isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico.