A fim de facilitar o contato com seus assistidos, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) iniciou um projeto-piloto de envio de SMS para o celular dos cidadãos atendidos pela Instituição.
Neste período de testes, apenas dois tipos de mensagem serão enviados: uma de boas-vindas e outra avisando o assistido para que compareça à Instituição.
A ideia é que, no futuro, outros tipos de mensagem sejam enviados e que o cidadão inclusive consiga responder avisando se poderá comparecer ao atendimento, por exemplo.
De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da DPE/RS, Léo Faller Becker, além de resolver um problema da Instituição – a dificuldade de contatar os assistidos –, a nova funcionalidade também gerará economia de recursos para a Defensoria, pois dispensará o envio de um grande número de cartas e de ligações.
Para se ter uma ideia, hoje uma carta simples custa pelo menos R$ 1,80, enquanto que o SMS custará R$ 0,058 – ou seja, com o valor de uma carta será possível enviar mais de 30 mensagens.
Importante lembrar que a Defensoria Pública não pede informações pessoais por SMS e o número oficial que aparecerá no celular dos assistidos é o 281-32.
Fonte: DPE/RS