IJUI NEWS - Esgotamento emocional – Como identificar os sintomas
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
rad E

Esgotamento emocional – Como identificar os sintomas

Por, Fabiane Schott, Júlia Luciane Vidal e Alice Dias Pasche | Psicólogas.

Matéria Publicada em: 02/08/2019

O conceito de esgotamento emocional está relacionado à exaustão psicológica, a desmotivação e ao cansaço. Diante da realidade atual, é comum ouvir relatos de pessoas que referem sentir-se com estes sintomas. Isso porquê, a qualidade de vida tem diminuído, hoje tem-se que lidar com pressões no trabalho, no trânsito, em casa, na faculdade, praticamente em todos os lugares. O estresse desencadeado a partir destas pressões provoca raiva, mau-humor e irritabilidade. Associado às questões anteriores, pode haver dificuldade por parte de algumas pessoas em lidar com a frustração ou de ser assertivo na resolução de problemas/conflitos, ou seja, a maneira como o indivíduo lida com aquilo que não está sob seu controle (adversidade) também influenciará e colaborará para sentir-se desta maneira. 

Alguns sintomas primários podem incluir a desmotivação na realização de tarefas simples, ocorrendo a perda de interesse por tudo que a cerca. Há uma sensação de estar vivendo no piloto automático. Geralmente, ignora-se esses sintomas, que somados a ausência de atividades prazerosas colaboram para a intensificação dos mesmos. Embora o cansaço físico seja mais aparente no inicio, é a dificuldade em expressar as emoções e o sentimento de angústia e vazio que predominam. Outros sintomas incluem dores de cabeça ou gástricas, insônia, dificuldade de concentrar-se, lapsos de memória, tristeza e pensamentos negativos frequentes.

Dentre as principais causas do esgotamento emocional pode-se listar as seguintes: excesso de responsabilidade, excesso de perfeccionismo, dificuldade para controlar as emoções, necessidade de agradar a todos, excesso de cobranças, necessidade de ter tudo controlado. 

A psicoterapia é recomendada e auxilia na identificação das situações problemas, bem como utiliza de estratégias eficazes no tratamento. Através da psicoeducação, o terapeuta orienta o paciente a mudar o estilo de vida e determinados comportamentos, promovendo melhoria na qualidade de vida. As psicólogas dão algumas dicas que podem ser usadas no dia-a-dia, como  por exemplo: seja flexível com você, não se cobre tanto, reconheça seus limites e respeite-os; tenha momentos agradáveis e prazerosos próximo de pessoas que você gosta; tente substituir pensamentos antecipatórios e preocupantes por situações que está vivenciando agora; organize-se e faça uma lista de prioridades, e procure ir concluindo conforme você estabeleceu; em qualquer situação expresse sempre suas emoções, sejam positivas ou negativas e valorize sempre seus esforços. 

rad d