IJUI NEWS - Ijuiense idealizadora do Programa Soldado Aprendiz participa de formação de militares em Caxias
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Inova topoInova topo
Seiko eee

Ijuiense idealizadora do Programa Soldado Aprendiz participa de formação de militares em Caxias

3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul é a primeira organização militar a certificar formação profissional de jovens, no Programa idealizado pela advogada Sandra Liana Sabo de Oliveira.

Matéria Publicada em: 21/12/2019
Advogada Sandra Liana Sabo de Oliveira idealizou o Programa a militares. Fotos: Divulgação.

A advogada ijuiense Sandra Liana Sabo de Oliveira, idealizadora do “Programa Soldado Aprendiz”, participou neste mês, dia 12, da formação da primeira turma, em Caxias do Sul, com cinco cursos cadastrados junto ao programa de aprendizagem profissional: auxiliar mecânico automotivo, auxiliar mecânico elétrico, motorista, cozinheiro e garçom.

A ideia da parceria no programa surgiu da tese de doutorado de Sandra Sabo. Graduada em Direito pela Unijuí, mestre em Direitos Fundamentais e Relações de Trabalho pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e doutoranda em Direito Público na Universidade de Coimbra (UC), ela escreveu sobre Políticas Públicas de Empregabilidade aos Jovens.

O conhecimento do tema e a proximidade com o Exército, visto que é esposa do subcomandante do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe) Júlio Cezar Dutra de Oliveira, inspirou a iniciativa.

O 3GAAAe de Caxias foi a primeira Organização Militar do Exército Brasileiro (OMEB) a ser reconhecida como entidade formadora de jovens aprendizes, proporcionando qualificação profissional aos jovens enquanto prestam o serviço militar.

Atualmente, no 3º GAAAe, são oferecidos cinco cursos de formação, abaixo discriminados, no âmbito do programa de aprendizagem profissional:

1) Auxiliar Mecânico Automotivo; 2) Auxiliar Mecânico Elétrico; 3) Cozinheiro; 4) Garçom; 5) Motorista

Se o projeto for ampliado e colocado em prática em outras cidades, considerando que aproximadamente 70 a 80 mil jovens em todo Brasil prestam serviço militar, poderiam ser beneficiados em torno de 20 mil jovens brasileiros.

Seiko DDD