IJUI NEWS - Saúde mental na quarentena- aprenda a monitorar seus pensamentos e regular suas emoções
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Inova topoInova topo
Britinho lateral esq

Saúde mental na quarentena- aprenda a monitorar seus pensamentos e regular suas emoções

Por, Alice Dias Pasche, Júlia Luciane Vidal e Fabiane Schott - Psicólogas

Matéria Publicada em: 30/03/2020

Hoje, vários países enfrentam uma nova e desafiadora ameaça à saúde da humanidade. Trata-se de uma epidemia causada pelo coronavírus. Todas as recomendações das maiores autoridades em saúde mundial incidem em manter-se em isolamento social, exigindo distanciamento físico e restringindo o comportamento de toda população. Normalmente, a maioria de nós não está habituado a essa rotina, de ter que permanecer em casa, logo, esse processo exigirá adaptações, o que pode desencadear sofrimento para muitas pessoas.

Em decorrência do medo, da angústia e da extensa cobertura da mídia trazendo informações diárias sobre o número de pessoas contaminadas e das mortes ocasionados pelo CONVID-19, podem surgir pensamentos catastróficos relacionados à contaminação, e da morte em decorrência do contágio, pensamentos antecipatórios referentes ao futuro incerto, e ainda sobre o presente, envolvendo a desestabilidade econômica, desemprego e outras questões. Esse clima de insegurança é normal frente a situação vivenciada.

A ansiedade surge pelo medo da pandemia, e do medo excessivo de contrair a doença. Muitos de nós se deparou com algo nunca experenciado anteriormente, podendo sentir-se incapaz e vulnerável, diante da própria capacidade de enfrentar/superar esta ameaça real que todos nós vivemos, oportunizando que a ansiedade surga ou que aumente em pessoas que já possuem um quadro ansioso. Se esses pensamentos manifestarem-se frequentemente você pode monitorá-los, identificando qual é o pensamento, avaliando no que este pensamento irá ajudar você, e questionar o conteúdo deste pensamento. Não tente controlar seus pensamentos, porém desenvolva novos, mais otimistas. Tenha em mente o que você está fazendo para se proteger.

Distrai-se com atividades em casa, acompanhe as informações somente uma vez ao dia, e aumente a sua esperança, compreender que é uma situação que não está sob seu controle, embora algumas medidas de precaução estejam, mas que por pior que seja esta situação, ela irá passar. Cuidar dos seus pensamentos, pois nem tudo que você pensa é de fato

verdade, evitar fazer previsões sobre o futuro, pois isso é impossível, evite buscar informações sobre mortes ao redor do mundo, isso só elevará sua ansiedade fazendo com que o ciclo se mantenha. Substitua um pensamento ruim por um bom, se você está e pode manter-se em casa, agradeça. Lembrar que embora já venha ocorrendo mortes, há vários casos de cura, e que os sintomas manifestam-se diferentes, de forma leve, moderada e grave.

Procure se envolver com outras atividades, distraia-se conversando com pessoas queridas, use a tecnologia a seu favor. Pessoas que apresentam quadros depressivos ou ansiosos podem sofrer mais com o isolamento, podem se sentir mais tristes e solitárias ainda. Neste momento é fundamental que procure mesmo que em isolamento manter uma rotina com atividades, faça uma lista de sugestões diárias a você, envolvendo tarefas diferentes. Uma sugestão é fazer sessões de autocuidado diários, como hidratar os cabelos, fazer as unhas, tomar um chá, entre outros, utilizar seu tempo com você, identifique o que te faz bem, cuide da sua autoestima, organize-se com seus horários e busque o contato online com amigos, familiares e colegas, lembre-se que tempo você tem.

Realizar atividade física traz benefícios a saúde mental e física, e pode ser uma grande aliada nesse momento. Você pode buscar por vídeos explicativos, que orientam sobre como realizar em casa e seguí-los. A meditação é outra alternativa excelente para este período. As técnicas de relaxamento e respiração diafragmática utilizadas na terapia cognitiva-comportamental são eficazes na diminuição de quadros ansiosos, e pode ser realizado por qualquer pessoa. Abaixo deixamos sugestões de link para que você possa realizar em sua casa. A técnica da respiração diafragmática é utilizada pela terapia cognitivo-comportamental.

https://cogniapp.com/- aplicativo de celular - Cogni é a maneira mais fácil, rápida e divertida para você anotar seus registros de pensamento.

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.lojong - Aprenda a meditar de forma simples e treine sua mente com o Lojong.

https://www.youtube.com/watch?v=09dY9sEFMqs https://www.youtube.com/watch?v=EIL3mLscURw

Alice Dias Pasche, Júlia Luciane Vidal e Fabiane Schott

Psicólogas

rad d