A Polícia Civil (PC) de Ijuí cumpriu ordem judicial e prendeu preventivamente o delinquente Jacson Michael Rodrigues Marques, o “Jacs”, de 27 anos, que estava na condicional, pelo latrocínio (roubo seguido de morte) que vitimou o decano cabeleireiro da cidade Gilberto Luiz Coracini, o “Beto Cabeleireiro”, aos 71 anos.
O corpo da vítima foi encontrado no início da manhã desta segunda-feira, 1º, na casa em que residia e tinha o salão, na Rua Francisco Berenhauser.
15º morador de Ijuí assassinado em 2020
Aparentemente, a cena sugeria morte natural, uma vez que o cabeleireiro estava em tratamento de saúde (com hemodiálise), morava sozinho, e o cateter estava solto do acesso vascular, o que justificaria as machas de sangue encontradas pela casa.
No entanto, durante os procedimentos policiais e de perícia surgiu um elemento para o aprofundamento das investigações. A chave da casa foi localizada em um terreno, distante cerca de 100 metros do local dos fatos. A Polícia ainda informou o desaparecimento de objetos pessoais da vítima.
Diante dos fatos a investigação da PC chegou ao suspeito Jacson Michael Rodrigues Marques, que após a manifestação favorável do Judiciário, acabou sendo preso no bairro Colonial. Ainda sem o laudo da necropsia, a Polícia acredita ter elucidado o caso. Sem detalhar o depoimento do preso, disse que ele confessou o latrocínio, que teria usado uma faca e que, caso não fosse preso hoje (terça,2), fugiria para Porto Alegre.
Os casos
Relembre os outros casos de 2020
Quarta-feira, 27 de maio - Sandro Rogério Dias, o Tado, foi executado a tiros dentro de casa, aos 44 anos, nas proximidades do Parque da Pedreira.
Sexta-feira, 1º de maio - Sílvio Santos Gonçalves, de 16 anos, foi achado morto a tiros na antiga Pedreira, às margens da ERS-155, na Linha 8, nas proximidades do Chorão.
Quarta-feira, 29 de abril – Izandir Silveira, mais conhecido como “Sapato”, 55 anos, foi assassinado a tiros na porta de casa, nas proximidades da balança eletrônica do bairro Modelo.
Terça-feira, 21 de abril – Iuri dos Santos Canabarro, 23 anos, foi executado a tiros em um terreno baldio entre o residencial Bella Vista e o Novo Hospital Bom Pastor.
Sábado, 11 de abril - João Vitor Claudino Vieira, 19 anos, que residia em Florianópolis/SC com a família e estava a passeio em Ijuí, foi morto por engano de um grupo armado, nos fundos do quartel do Exército.
Quinta-feira, 9 de abril - Giovano Vieira de Souza, de 28 anos, foi morto a tiros em casa, em área de repetidos conflitos entre mulas do tráfico, no bairro Colonial.
Domingo, 1º de março - Anderson Soares dos Reis, 24 anos, foi raptado por criminosos em Ijuí, bairro Colonial, no dia 27 de fevereiro, e executado em estrada da zona rural de Cruz Alta. O corpo foi encontrado dias depois.
Quarta-feira, 26 de fevereiro - João Batista Flores Franco, 54 anos, foi assassinado em casa, nas proximidades da Penitenciária Modulada.
Terça-feira, 18 de fevereiro - Samir André Heinemann, 35 anos, e Américo Santos dos Santos, 38, foram executados em uma casa da Rua José Bonifácio, em frente à Escola Centenário, no bairro Storch.
Terça-feira, 18 de fevereiro - Andressa da Silva, 25 anos, foi morta a facadas em frente à uma residência no Beco do bairro São Paulo.
Quinta-feira, 6 de fevereiro - Bruno Fabrim Fernandes, 19 anos, foi assassinado com vários tiros em rua de chão batido das proximidades da Penitenciária de Ijuí.
Domingo, 12 de janeiro - Corpo de Juliano Soares, 33 anos, em decomposição, foi achado em meio à vegetações do pátio de uma residência, a cerca de 100m do local onde foi baleado dias antes, no ataque criminoso no “Beco das Jardas”.
Quarta-feira, 8 de janeiro – A cadeirante Claudete da Silva, 63 anos, foi executada a tiros em casa, em ataque criminoso no “Beco das Jardas”.
Twitter | Repórter Abel Oliveira
Imagens/fotos e vídeos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.