IJUI NEWS - Em nota, direção da AHCI esclarece que pedido de documentos pela PF foi por ofício, não presencial
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
EquipomedEquipomed
rad E

Em nota, direção da AHCI esclarece que pedido de documentos pela PF foi por ofício, não presencial

A AHCI admite a solicitação federal, mas corrige a informação do Ijuí News de que houve diligências presenciais da PF no hospital. Foi por ofício.

Matéria Publicada em: 09/06/2020
Veja nota de esclarecimento da direção da AHCI.

A direção da Associação Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) soltou nota de esclarecimento sobre fatos noticiados na imprensa nos últimos dias, em especial pelo repórter Abel Oliveira, do Site Ijuí News, que divulgou um vídeo comentando uma investigação da Polícia Federal (PF) requisitada pelo Ministério Público Federal (MPF), no âmbito da Procuradoria da República de Santo Ângelo, por supostas irregularidades cometidas por funcionários do alto escalão do hospital.

Na nota, a direção da AHCI admite a investigação federal, mas corrige o trecho em que o repórter menciona diligências presenciais da PF no hospital recolhendo documentos, como folhas de pagamento de suspeitos e contratos de empresas. Esclarece que os pedidos da PF foram feitos, sim, mas por e-mail:

(...) 3 – De forma específica, sobre as informações passadas pelo Sr. Abel Oliveira, através do Facebook e no site IjuíNews, que o HCI teria sido alvo de busca e apreensão de documentos por parte da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, e que neles estariam comprovadas as irregularidades apontadas em sua matéria, apenas dependendo de perícias, é de se informar:

a) até o momento, não foi realizada nenhuma incursão nas dependências da instituição, de modo que é totalmente inverídica a afirmação feita;

b) no dia 29/05/2020, por meio de e-mail, o HCI recebeu o Ofício nº 0321/2020, oriundo da Delegacia da Polícia Federal de Santo Ângelo, no qual foi solicitado o envio de documentos para a respectiva instrução de inquérito policial. Tais documentos,  dentro do prazo determinado, serão devidamente remetidos para a Polícia Federal (...).

O Site Ijuí News esclarece que o repórter Abel Oliveira não mencionou em seu comentário a busca e apreensão, mas diligências que recolheram documentos.

(...) inquérito civil e inquérito na Polícia Federal, que, inclusive, cumpriu diligências aqui no hospital de Caridade, há pouco tempo, há poucos dias, recolhendo documentos, como folha de pagamento de suspeitos e contratos de empresas, por exemplo (...). 

ERRATA

Diante do esclarecimento da direção da AHCI, o Site Ijuí News e o repórter Abel Oliveira corrigem espontaneamente a fala, considerando a falha, pela qual pedem desculpas à Instituição de Saúde.

Veja a íntegra da nota da AHCI

NOTA OFICIAL DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO HOSPITAL DE CARIDADE IJUI
Diante das informações veiculadas nos últimos dias na imprensa falada local e nas mídias sociais, a Diretoria do HCI, reunida na tarde de 05/06/2020, vem a público ESCLARECER:
1 – Lamenta e com imensa tristeza constata que o HCI tem sido alvo de notícias divulgadas pela mídia radiofônica e outras mídias sociais que estão denegrindo sua imagem, ainda que, mesmo aparentemente, sejam  direcionadas para pessoas que estavam envolvidas na gestão ou desempenhando ações em  atividades-fim do Hospital.
2 – A instituição HCI, com mais de 84 anos de funcionamento, é integrada por um quadro com mais de 1.200 colaboradores e mais de 200 médicos que integram seu corpo clínico, além de mais de 30 médicos residentes e se dedica, como sempre se dedicou, à prestação de um serviço de qualidade no atendimento à saúde das comunidades local e regional. Entende inaceitável que, sem justificativa plausível, seja alvo de qualquer tipo de ataque.
3 – De forma específica, sobre as informações passadas pelo Sr. Abel Oliveira, através do Facebook e no site IjuíNews, que o HCI teria sido alvo de busca e apreensão de documentos por parte da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, e que neles estariam comprovadas as irregularidades apontadas em sua matéria, apenas dependendo de perícias, é de se informar:
a) até o momento, não foi realizada nenhuma incursão nas dependências da instituição, de modo que é totalmente inverídica a afirmação feita;
b) no dia 29/05/2020, por meio de e-mail, o HCI recebeu o Ofício nº 0321/2020, oriundo da Delegacia da Polícia Federal de Santo Ângelo, no qual foi solicitado o envio de documentos para a respectiva instrução de inquérito policial. Tais documentos,  dentro do prazo determinado, serão devidamente remetidos para a Polícia Federal.
4 – Por fim, ao mesmo tempo em que repudia eventuais notícias falsas contra a instituição, salienta que esta diretoria não compactua com qualquer irregularidade que possa ter sido cometida nas dependências do HCI, independentemente de quem as tenha cometido.
5 – Permanecemos plenamente à disposição para prestar informações necessárias para a elucidação dos fatos e reafirmamos plena convicção e confiança na apuração dos mesmos por parte das autoridades policiais e judiciais competentes.
Ijuí/RS, 05 de junho de 2.020.
DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO HOSPITAL DE CARIDADE IJUI
CICERO TREMEA DOS SANTOS
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO.

 

rad d