A Polícia Civil (PC) do município de Bagé cumpriu mandado de prisão preventiva em Ijuí e recolheu à cadeia Deoclécio Rudimar Heck, de 38 anos, na tarde dessa quarta-feira (24).
A prisão aconteceu no bairro 15 de Novembro. Um galpão, que seria depósito de furtos do preso, foi alvo de busca e apreensão pela PC. No local, os agentes apreenderam três transformadores elétricos com numeração identificadora adulterada/raspada.
Antes, na primeira fase da operação, os policiais já haviam cumprido buscas no mesmo galpão, quando três GPS de trator, furtados, com valor aproximado de R$ 150 mil, foram encontrados. Também grande quantidade de defensivos agrícolas falsificados.
As diligências são desdobramento da operação “São Diogo”, da DP de Bagé, que identificou Deoclécio Heck como "cabeça" de uma organização criminosa investigada por vários crimes violentos contra a vida e o patrimônio, entre esses, assalto ocorrido no interior do município de Pedras Altas, em janeiro deste ano.
Outros suspeitos de integrarem o bando foram presos na primeira fase da operação, em 26 de maio de 2020.
A PC de Bagé diz que os crimes chefiados Heck geraram prejuízos milionários a vários produtores rurais do Estado.
O bando tem como especialidades furto e roubo de defensivos agrícolas, com destaque, ainda, para o contrabando e comércio ilegal de agrotóxicos e roubo de maquinários agrícolas.
A prisão de Deoclécio Heck foi deferida pelo fórum de Pinheiro Machado, Comarca responsável pelo município de Pedras Altas. As investigações tiveram início no mês de janeiro do corrente ano.
Twitter | Repórter Abel Oliveira
Imagens/fotos e vídeos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.