O governo do Estado acenou com a possibilidade de que os prefeitos possam, a partir de análises, reavaliar as restrições previstas no sistema de bandeiras do Distanciamento Social Controlado, durante a pandemia do coronavírus.
A possibilidade foi aventada nessa terça-feira (4) durante reunião entre o governo do Estado, Famurs e associações regionais, sobre possíveis mudanças no Distanciamento.
A ideia é a de que, a partir da classificação das bandeiras, as associações regionais, de maneira unânime entre os prefeitos das respectivas regiões Covid, poderiam propor alterações locais aos protocolos impostos pela bandeira vermelha, por exemplo, com regras mais brandas, mas que sejam, no mínimo, mais rigorosas que a bandeira laranja. Caso prefiram, podem seguir os protocolos já estabelecidos pelo modelo.
A mudança no modelo ainda precisará ser consolidada pelo governo do Estado por meio de um novo decreto estadual, para possibilitar o funcionamento dos comitês regionais que irão definir as possíveis mudanças de protocolos.
Twitter | Repórter Abel Oliveira
Imagens/fotos e vídeos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.
Verão 2024/2025 começa hoje, sábado (21)