(Taciana Dhein Sommer de Almeida)
Todos os dias escutamos de pessoas próximas, nas mídias ou redes sociais uma intensão de proteção individual e da coletividade, resumido na frase: “Fique em casa”.
Em primeiro lugar gostaria de dizer que passamos um período de profunda reflexão. Além de todo caos temos uma oportunidade de usar o melhor que possuímos de maneira solidária. O primeiro ato de solidariedade é cuidar da nossa saúde, dos que amamos e da sociedade como um todo!
É um momento de olhar para dentro e refletir sobre quem somos, quem amamos e se estamos dando o valor devido, não para certas coisas, mas para as coisas que realmente importam na nossa vida.
Todos nós vivemos, e ainda estamos vivendo, uma modificação significativa em nossas vidas. O mundo mudou drasticamente em um piscar de olhos; da noite para o dia; do dia para a noite...um simples flertar, sem poder ir à escola, ou ao trabalho; práticas do dia a dia que o indivíduo muitas vezes não valorizava, por ser comum e habitual, tornaram-se agora um objeto de conquista para nós, seres humanos. Uma busca constante à normalidade! Mas e agora: Que normal será esse? Porque obviamente voltaremos ao “normal”! Esse é e será o nosso desafio! Nossa nova conquista!
O confinamento está sendo e será uma oportunidade, para muitos, de grande evolução. Em todos os sentidos. Inclusive nas reinvenções individuais. E nas coletivas daqui para a frente, quando voltarmos ao contato social. Qual será nossa reação, nossas emoções, nossa comunicação, nossos afetos, nosso comportamento diante desse “novo normal? ”
Portanto, CUIDE-SE, pense em si e nos que ama, porque isso sim, no antigo mundo, era deixado em segundo plano por muitos, e nesse novo mundo será uma necessidade emergencial e prioritária!
Taciana Dhein Sommer de Almeida
Professora Rede Pública Municipal
Escolas Meu Pequeno Mundo e Davi Canabarro
Verão 2024/2025 começa hoje, sábado (21)