IJUI NEWS - O que é a Psicoterapia Infantil e quando ela é recomendada?
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
Britinho lateral esq

O que é a Psicoterapia Infantil e quando ela é recomendada?

Por, Emily Freitas | Psicóloga Infantil - CRPO 07/30720

Matéria Publicada em: 16/09/2020

A Psicoterapia Infantil é um olhar direcionado à criança através da atenção e cuidado à sua  saúde mental. Visando acolher suas angústias, medos, emoções, inseguranças, frustrações, perdas e ressignificar eventos traumatizantes. Promovendo assim, bem-estar familiar e uma infância saudável, com a resolução ou prevenção de conflitos.

O terapeuta na psicoterapia infantil exerce a função de facilitador. Através do brincar a criança encontrará, com o auxílio do terapeuta, recursos para enfrentar e expressar seus sentimentos, permitindo assim a resolução de conflitos internos, aliviando os sintomas e promovendo uma vida emocional equilibrada.

Mas quando é necessário procurar por Psicoterapia Infantil?

É muito importante sempre observarmos comportamentos e atitudes das crianças, para que seja possível identificar quando esses comportamentos ou atitudes se modificam. Então, se você perceber que seu filho ou criança próxima de seu convívio estejam passando por alguma dificuldade na qual, nem ele e nem você estão conseguindo lidar ou enfrentar, está na hora de procurar uma ajuda profissional.

Dificuldades no relacionamento com as pessoas, atenção ou aprendizado também são aspectos relevantes na hora de buscar auxílio de um psicólogo. Outras queixas como:

➡ Mudanças no comportamento (choro excessivo; irritabilidade; timidez excessiva; isolamento; agressividade)

➡ Medo de ficar sozinho ou outros tipos de medos

➡ Ciúmes após a chegada do(a) irmão(a)

➡ Necessidade extrema de proximidade ou dependência dos pais

➡ Enurese e encoprese / dificuldades com o desfralde

➡ Dificuldades escolares

➡ Recusa em ir à escola de forma repentina

➡ Demora a falar ou andar

➡ Passando por mudanças (separação dos pais; mudança de escola; de cidade)

➡ Perda de algum familiar

➡ Dificuldades em lidar com as emoções

➡ Sintomas de ansiedade e depressão

➡ Mudanças no comportamento em geral

Vale lembrar que buscar por ajuda através da Psicoterapia Infantil não significa que os pais ou cuidadores dessas crianças não estão sendo bons o suficiente. Muito da resistência presente em procurar por um profissional é que os pais ou cuidadores se sentem culpados pelos sintomas que a criança apresenta, ou por não conseguirem ser o suporte necessário na resolução e dificuldades que a criança esteja enfrentando.

Mas é importante pensarmos que falhas irão existir no educar de uma criança, e que é impossível acertar o tempo todo, por isso, pais ou cuidadores que estão lendo este texto, não se sintam culpados, apenas observe sua criança e se notar algum desses comportamentos citados ou algum outro comportamento que precise de uma atenção maior, procure ajuda de um profissional qualificado.

Emily Freitas

Psicóloga Infantil, em Ijuí, CRPO | 07/30720

Espaço PSIQ - sala 405 - Edifício Jamille.

Telefone: (55) 9.8414-3335

Brito lateral 2020