IJUI NEWS - Saúde do Estado alerta para consumo de marca de picolé da FrutiBom suspeita de causar surto
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
Seiko eee

Saúde do Estado alerta para consumo de marca de picolé da FrutiBom suspeita de causar surto

Consumidores de várias regiões do Estado tiveram sintomas de náusea, vômitos, dor abdominal e diarreia.

Matéria Publicada em: 21/10/2020
Imagem Ilustrativa/Internet.

A Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), divulgou nesta quarta-feira (21) alerta sobre o consumo de picolés da marca FrutiBom, com sede em Sapiranga e que não possuía licença para a produção do alimento.

O picolé vendido principalmente por ambulantes é suspeito de causar surto em consumidores que tiveram sintomas de náusea, vômitos, dor abdominal e diarreia.

Os primeiros relatos de mal-estar após o consumo foram na última sexta-feira (16). Até o momento, cerca de 200 casos já foram identificados em Sapiranga e Xangri-lá, além de relatos ainda não contabilizados nas cidades de Canela e Gramado.

Todas pessoas foram atendidas ambulatorialmente, sem necessidade de hospitalização. Amostras do produto e da água utilizada na produção foram encaminhadas para análise laboratorial, assim como exames de pessoas com sintomas para a identificação da doença.

Assim que tiver um resultado laboratorial sobre o produto, feito com o objetivo de verificar se há relação entre o consumo do picolé e os sintomas nos consumidores, esse será tornado público.

Aos consumidores, a orientação é que, caso tenham ingerido o produto e apresentado sintomas como os até agora relatados (náusea, vômitos, dor abdominal, diarreia), contatem imediatamente a vigilância em saúde de seu município ou ligue para o Disque-Vigilância do Cevs, através do fone 150 (que funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 22h e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 20h).

Caso necessário, procure atendimento médico. Caso a pessoa ainda tenha o produto, mantenha-o na embalagem original, fora do alcance de crianças.

Abaixo segue o link do alerta encaminhado às vigilâncias municipais:

ALERTA SOBRE CONSUMO DE GELADOS COMESTÍVEIS (PICOLÉS) DA MARCA FRUTIBOM

Fonte: SES-RS

Twitter | Repórter Abel Oliveira

Imagens/fotos e vídeos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.

rad d