Diante de críticas em redes sociais, muitas vezes feitas por quem não sabe o que requer o trabalho de um profissional de EDUCAÇÃO INFANTIL, para além da rotina do cotidiano que se apresenta no contexto do a dia a dia através do cuidar e educar, ainda que em tempo de pandemia A ESCOLA PAROU, MAS AVANÇOU fortalecendo vínculos, laços que nos unem às crianças e as famílias, através do amor e da empatia.
A pandemia, e o isolamento social, que pensamos que seria um curto período se prolonga, mas trouxe muitas mudanças, tivemos que administrar nossas emoções, o sentimento de impotência diante de um vírus ainda desconhecido, a ansiedade, preocupações, medos, cuidados conosco e com os outros, saudade. Foi necessário nos reinventarmos, passar pelos corredores da escola sem ouvir as crianças e ao mesmo tempo senti-las mesmo distantes para que nosso planejamento pudesse contemplar possibilidades de aprendizagens, precisamos estudar, ler muito, pensar e repensar, compartilhar ideias, cooperar e pedir ajuda aos colegas de profissão.
Desafios surgiram, diante do uso constante de tecnologias e a presença na rotina escolar se transformou em ciberespaço, recriamos nossa maneira de interação, vínculos e aprendizagens, numa vida on line. Planejar vivências pensadas sempre com carinho que foram enviadas para as famílias já com a vontade de ver as crianças vivenciando e experienciando o que a professora propõe. As famílias que dão o retorno para a escola, participam, se dedicam aos seus filhos, demonstram compreender o quão favorável sâo estas vivências para o desenvolvimento das crianças. Nesse momento enchem nossos corações de orgulho e sabemos o quanto estas ações são significativas na vida dos pequenos.
Esse momento atípico de nossas vidas não está sendo fácil para ninguém, somos profissionais da educação com orgulho. Também temos nossa família que espera por atenção, além dos cuidados com a nossa saúde física e psicológica, convivemos diariamente com o receio de adoecer, assim como, o receio pela saúde e bem estar das crianças. Sabemos que muitos também estão passando por luto e outras dificuldades. Mas sim! Estamos em home office, todos os dias, todos os momentos sempre ligados no grupo da escola, reuniões, lives, estudos, relatórios, pesquisas, registro de presença das participações e visualizações das crianças, atenção aos pais, retorno de vivências, registros, escritas, datas...WhatsApp, google meet, livros, proposta pedagógica, celular, notebook, fazer vídeos, receber imagens, refazer, editar, contar histórias, drive thru. Respira....
Seguimos firmes e fortes com orgulho do que conseguimos até agora, e tudo que ainda vamos conseguir e mais uma vez felizes por ter momentos que nos tornamos mais humanos, tendo empatia pelo outro, isso nos fortalece.
É mágica a infância, sem preocupações, alegre e que vive o agora, cada minuto com intensidade e é nesse olhar de encanto de uma criança que nos encantamos e a magia acontece e faz bater o coração de uma professora e nos dá ânimo para prosseguir nesta jornada.
A imagem é um registro feito na quarta feira dia 21 de outubro durante um Drive Thru de uma escola da rede municipal de educação de Ijuí
Janaína Wächter Ribeiro e Joice Matz Olsen
Educadoras
Verão 2024/2025 começa hoje, sábado (21)