Na noite de sexta (11/12), Alessandro Pereira, natural de Dois Irmãos das Missões, que estava hospitalizado em estado grave no Hospital Santo Antônio, no município de Tenente Portela, devido à complicações causadas pela Covid-19, foi transferido para o Hospital de Clínicas, de Porto Alegre, para atendimento especializado.
Alessandro sofre de uma doença autoimune e contraiu o vírus da Covid-19. O estado de saúde dele é muito crítico, com agravamento diário.
A única alternativa para o seu tratamento é a utilização de um equipamento chamado ECMO - Oxigenação por Membrana Extracorpórea -, que funciona como pulmão e coração artificiais para pacientes com órgãos comprometidos, um equipamento de alto custo e complexidade.
Para que fosse possível o início do tratamento com ECMO uma grande quantidade de recursos fora necessária. Primeiramente uma equipe médica com um ECMO se deslocou de avião de São Paulo a Tenente Portela, na sexta-feira pela manhã, e instalou o equipamento no paciente Alessandro, ainda no Hospital de Portela.
Depois, à tarde, outra equipe da empresa Uniair chegou de Porto Alegre com um avião UTI Aérea no município de Frederico Westphalen.
Com ajuda da UTI móvel - Unidade Avançada do SAMU de Seberi - Alessandro foi, então, transportado de Portela até Frederico para iniciar o voo em direção à Capital do RS. Ele deve ficar no hospital de Clínicas por pelo menos 10 dias.
AJUDA
Os custos do equipamento, mais do transporte, são de aproximadamente R$ 200 mil, bem distante da realidade financeira da família.
Quem puder ajudar pode doar qualquer valor por meio da Vakinha on-line que foi organizada, ou na conta de depósito disponibilizada:
Conta para Depósito:
Banco Sicredi
Agência: 0313
Conta: 35.193-2
CPF: 028.968.390-46
A família também pede por orações.
Mensagem de Claudia de Oliveira Kaiser esposa do paciente Alessandro
Edição: Abel Oliveira - Ijuí News.
Twitter | Repórter Abel Oliveira
Imagens/fotos e vídeos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.