A depressão é uma doença que gera sintomas como choro fácil, falta de energia, falta de vontade para realizar atividades que normalmente davam prazer, cansaço constante e alterações no peso por exemplo.
Além disso, pode ocorrer dificuldade para dormir, principalmente acordando de madrugada e não voltando a adormecer, acordando com muito cansaço e mal-estar. Geralmente, os sinais de depressão estão presentes por mais de duas semanas.
A depressão também pode causar dor de cabeça, devido às noites mal dormidas e às alterações do humor. Além disso, pode ocorrer sensação de aperto no peito e peso nas pernas.
A sensação de tristeza profunda e exagerada para as situações cotidianas manifestam-se através de um rosto triste, olhos caídos, sem brilho e tronco curvado. É frequente ter crises de choro, prevalecendo pessimismo, sentimentos de culpa e baixa autoestima.
Devido à tristeza profunda é comum manifestar irritabilidade, ataques de raiva e ansiedade, dificuldade de concentração e de tomada de decisões, o que pode prejudicar o desempenho do sujeito no trabalho ou a aprendizagem na escola, e principalmente as relações interpessoais.
Estes sintomas podem ser difíceis de serem identificados, prolongando por muito tempo um sofrimento que poderia ser tratado para a melhoria da qualidade de vida.
Por isso, o indivíduo deve procurar ajuda a fim de avaliar a sua situação e iniciar o tratamento adequado.
Carla Fiorim Comerlato
Psicóloga e Psicopedagoga na Psicoclínica
F: (55) 3332-7826 (55) 98452-6624
Verão 2024/2025 começa hoje, sábado (21)