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Educação Física: relato de atividades sobre a temática sustentabilidade em tempos de pandemia

Por, Cibele Mai | Professora de Educação Física

Matéria Publicada em: 13/03/2021

A pandemia mundial causada pelo coronavírus e o isolamento social que estamos vivendo, geraram mudanças de hábitos e rotinas diárias de estudo e trabalho. Nas instituições de ensino as atividades escolares foram suspensas, obrigando os sistemas educacionais a se reinventarem, foram criadas alternativas para garantir a continuidade dos estudos com o desenvolvimento de aulas híbridas, alternando momentos presenciais e o encaminhamento de atividades à distância através do portal do aluno no programa “Tô ligado na escola”, criado pela Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, a qual realizou o lançamento do projeto “A Diversidade Étnica e o Desenvolvimento Sustentável para Cidades Inteligentes”, que foi efetivado através da interdisciplinaridade nas escolas.

Para garantir o acesso de todos os alunos da escola aos conteúdos preparados pelos professores, fornecer suporte para complementar e expandir seus conhecimentos e agregar maior qualidade ao ensino recorremos ao uso das tecnologias, através de ferramentas digitais como redes sociais e aplicativos para compartilhar informações e postar explicações com relação ao conteúdo abordado, aumentando a interatividade entre professor e aluno.

A urgência e a necessidade de readequação das estruturas e práticas pedagógicas refletiram no processo de ensino aprendizagem, a partir do projeto de estudos, o componente curricular educação física buscou fomentar e criar estratégias educativas para promover reflexões sobre a necessidade de atitudes sustentáveis no ambiente familiar e na comunidade pensando em futuras intervenções no local em que vivem.

A sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações e atender a um conjunto de variáveis sociais, econômicas e ambientais. O desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado ao desenvolvimento econômico, a preservação e a redução do impacto ambiental, usando os recursos naturais de forma inteligente. Ações sustentáveis: economizar água, economizar energia,fazer o descarte correto do lixo, reciclar o lixo, preservar a vegetação nativa e os cursos  d’água, utilizar veiculo apenas quando necessário vitar o consumismo exagerado quando compramos  sem necessidades e consumir alimentos orgânicos.  

As práticas pedagógicas envolveram crianças do sexto ano da Escola Municipal Fundamental Anita Garibaldi, durante o ano de 2020, foram desenvolvidas ações educativas direcionadas a conscientização dos alunos sobre a importância da natureza e dos recursos naturais essenciais para a vida humana. Cito algumas das atividades mais significativas: assistir ao vídeo “Um plano para salvar o planeta” (especial de férias 2011) Turma da Mônica; produção de história em quadrinhos organizado através da Rotina Didática Diagnóstica; dicas de como utilizar o princípio dos 5 R’s (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) no cotidiano familiar,  com foco na separação correta do lixo e maneiras de economizar luz e água; a confecção de brinquedos e jogos com material não estruturado (reciclável); a customização de objetos pessoais (quando peças de roupas, tecidos, objetos ou acessórios que você já possui, são modificados e personalizados para serem reaproveitados).

A produção de um cartaz utilizando letras estilizadas, frases, figuras, desenhos, carimbos e recortes; abordando temáticas como: reciclagem do lixo, poluição ambiental, conscientização sobre a preservação do planeta, consumismo, alimentação saudável, entre outros, com objetivo de informar e conscientizar a comunidade. Foram efetuadas reflexões sobre a sustentabilidade estabelecendo relações entre às práticas corporais de aventura (Parkour e Arvorismo), a saúde e a preservação ambiental, destacando-se a criação de um circuito de parkour em casa (pista de obstáculos).

As atividades esportivas que se utilizam dos próprios espaços urbanos em que moramos também são uma alternativa de conscientização ambiental, a utilização desses espaços permite compreender a sua importância e a necessidade da mudança de comportamentos e atitudes com relação às questões ambientais e a sensibilização sobre a importância da preservação e de um pensamento sustentável.

Através de uma entrevista com familiares compreender quais são as finalidades para o uso das praças existentes na comunidade e as melhorias necessárias nesse ambiente. Entender que os espaços da comunidade, como: as praças dos bairros, também necessitam de ações de preservação e de conservação da sua estrutura, equipamentos existentes e que podem ser aproveitados para a realização de esportes e atividades de lazer pela família e comunidade.

  • As ações em prol da comunidade exigem uma mudança de comportamento, de vivência de novos valores, de respeito, de empatia, do diálogo para realização de ações conjuntas de atenção a saúde e a qualidade de vida, para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva através da educação. Nesse contexto, se destaca a importância de orientar os alunos para que atuem de maneira responsável ao preservar o meio ambiente compreendendo que os espaços em que vivemos, como nossa casa, ruas e a escola, também devem ser preservados, e a partir disso olhar as questões ambientais com um olhar mais crítico, que o aluno se perceba como parte integrante da natureza. A consciência da necessidade do consumo sustentável é um grande passo no caminho da sustentabilidade, e depende da colaboração e da participação de todos.

Cibele Mai

 Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ijuí/RS – Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ; Especialização em Educação Física Escolar na Faculdade de Educação São Luís.

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