IJUI NEWS - OS DOIS LADOS! Informações da Brigada Militar e da família do preso por tráfico são divergentes
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
Britinho lateral esq

OS DOIS LADOS! Informações da Brigada Militar e da família do preso por tráfico são divergentes

Fatos são relacionados à ocorrência de suposta prática de tráfico de drogas em Ijuí, no bairro pindorama, na data de 26 de março de 2021.

Matéria Publicada em: 30/03/2021

Os investigadores da Brigada Militar (BM) de Ijuí, com apoio de PMs fardados, conduziram coercitivamente à Delegacia de Polícia (DP), na sexta-feira (26), os irmãos Leonardo Gosmann Herrmann, de 30 anos, e Luís Eduardo Gosmann Herrmann, de 25, residentes na Rua dos Minuanos, no bairro Pindorama, sob acusação de desacato, ameaça, resistência e tráfico de drogas.

Em nota, a BM diz que os agentes se deslocaram à moradia por denúncia de que nela estava residindo um líder de facção criminosa, que usava tornozeleira e traficava na região com a ajuda do irmão mais novo.

Sustenta a BM que os investigadores e os agentes fardados foram desacatados pelos moradores suspeitos, sendo que um deles quebrou seu próprio telefone celular para que esse não fosse vasculhado/pesquisado.

Sem dizer como entrou na residência provida de grades altas, a nota da BM refere que “durante as diligências na casa foi localizado no quarto de um dos acusados, um urso de pelúcia o qual continha no seu interior a (sic) cerca de 90g de cocaína”.

Leonardo Gosmann Herrmann, o que usava tornozeleira eletrônica, foi autuado pela suposta prática de tráfico de drogas e recolhido à cadeia, uma vez que a droga, segundo a BM, estava no quarto dele. O monitoramento eletrônico era por Cruz Alta, município em que Leonardo G. responde à Justiça por ocorrência anterior de tráfico de drogas.

Um dos PMs da ação policial prestou depoimento na Polícia Civil como testemunha. Ratificou o motivo das diligências e acrescentou que Luis correu para dentro de casa, os chamou de ‘FDP’, e que Leonardo teria errado socos de um colega. Finalizou com a afirmação de que outro PM encontrou a droga no interior do ‘ursinho’ que se encontrava na caminha de um bebê, filho de Leonardo.

O OUTRO LADO

A reportagem do Ijuí News acompanhou o compartilhamento de vídeos em redes sociais, principalmente no Facebook, que mostram PMs à paisana e fardados na frente da residência conversando com os moradores. Nas imagens é possível ver o indivíduo monitorado eletronicamente trabalhando de pedreiro em uma porta da casa (sentando tijolos, sem camisa). No áudio, o irmão dele, Luís, fala da abordagem, comprovando estar presente. A mãe dos irmãos, identificada como Cleusa também se manifesta, na tentativa de acalmar os ânimos.

A reportagem ouviu as partes na casa dos fatos, na manhã desta segunda-feira (29). Os moradores afirmam que os PMs arrombaram o portão, feriram a mulher em um dos dedos, agrediram os irmãos que estavam trabalhando dentro de casa, os algemaram e os conduziram à viatura policial. Complementaram afirmando que um dos Brigadianos à paisana levou a esposa de Leonardo a um cômodo da casa para conversar, enquanto o outro ‘’enxertou” a droga no ursinho da criança. Finalizaram dizendo que há testemunha do fato e que imagens irão comprovar o que chamaram de abuso de autoridade, por violação de domicílio sem justa causa, pois estavam todos visíveis aos PMs, inclusive o que deveria estar em casa por força de monitoramento eletrônico.

Eles também relataram que na manhã daquela sexta-feira um dos Brigadianos à paisana passou várias vezes pela casa, em um automóvel Ônix, branco, chegando a parar em uma das oportunidades para passar-se por interessado na compra do imóvel. “Eles estavam observando desde cedo para invadirem aqui... se tivesse (sic), como líder de facção, tu acha (sic) que seria 90 gramas em um ursinho, e sabendo que eles estavam rondando para a invadirem a casa?”.

rad d