IJUI NEWS - Prefeitura de Santo Ângelo nega ter aplicado 260 vacinas da AstraZeneca vencidas
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Multas Multas
Britinho lateral esq

Prefeitura de Santo Ângelo nega ter aplicado 260 vacinas da AstraZeneca vencidas

Manifestação ocorreu após reportagem da Folha de São Paulo apontar que o município ficou em primeiro lugar na lista das cidades gaúchas com o maior número de imunizantes aplicados fora da validade.

Matéria Publicada em: 03/07/2021
Imagem reproduzida do site da Folha de São Paulo.

A Prefeitura de Santo Ângelo afirmou ter aplicado todas as vacinas que recebeu com a fórmula da AstraZeneca dentro do prazo de validade estabelecido pelo fabricante, seguindo as orientações da bula.

De acordo com a nota, assinada pelo gestor do SUS da Secretaria Municipal de Saúde, Flávio Christensen, devido à demanda e adequação à nova realidade, o município, de início, fazia o controle das planilhas de forma manual. Após a digitalização, porém, dois lotes não foram mais encontrados, para fins de registro, no sistema do Ministério da Saúde, o que acabou inviabilizando o preenchimento e a finalização do programa. Por conta dessa inconsistência, foram lançadas vacinas de 2ª dose com o lote da 1ª, que já havia sido utilizado em fevereiro, o que explica o apontamento, equivocado, de que as vacinas já haviam vencido.

O documento também ressalta que nas carteiras de vacinação dos usuários consta corretamente o número do lote e a data da imunização.

O esclarecimento ocorreu após um levantamento do site da Folha de São Paulo, divulgado nessa sexta-feira (2/7), apontar que o município ficou em primeiro lugar na lista das cidades do Rio Grande do Sul com o maior número de imunizantes da Astrazeneca supostamente aplicados fora da validade.

Conforme a publicação, 806 – de um total de 26 mil – doses foram aplicadas nessa condição em 66 cidades gaúchas, sendo 260 em Santo Ângelo e 86 em Porto Alegre.

Além da prefeitura de Santo Ângelo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre também se manifestou. Em nota, o órgão disse que está acompanhando o caso, uma vez que recebeu, em 25 de janeiro, um dos lotes informados na reportagem como tendo o prazo vencido. Ainda segundo a pasta, caso isso se confirme, as pessoas que receberam as doses serão informadas e revacinadas, como prevê o Plano Nacional de Vacinação Covid.

Ainda durante a tarde, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) havia se posicionado. Na ocasião, a pasta afirmou, também por meio de nota, que vinha fazendo a conferência em relação aos imunizantes que possam ter sidos administrados fora do prazo de validade. A Secretaria também aguarda manifestação do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Além disso, o órgão esclareceu que, caso sejam identificadas doses aplicadas com qualquer insegurança em relação a eficácia – quer seja pelo prazo de validade ou pela conservação – , há como adotar planos de contingência e segurança.

Em relação aos prazos de validade das vacinas, a secretaria destacou que o tempo foi estabelecido num momento em que não existia conhecimento científico para prazos mais longos e esses dados vêm sendo atualizados constantemente, citando o exemplo do que aconteceu com a vacina da Janssen, que teve o prazo de validade aumentado de três para quatro meses e meio.

Matéria publicada no site da Rádio Guaíba

_______________________________________________

Twitter – Repórter Abel Oliveira

Instagram – Abel Oliveira

Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

rad d