O golpe do ‘nudes’ é um dos mais aplicados atualmente por criminosos que buscam dinheiro fácil pela internet, criando perfis falsos e tentando extorquir pessoas que aceitam suas solicitações de contato.
A advogado criminalista José Elias, defensor de uma pessoa lesada pelos golpistas, explicou à reportagem do Ijuí News o “modus operandi” dos criminosos, que geralmente são reclusos do Sistema Prisional.
O advogado diz que inicialmente o golpista cria um perfil fake nas redes sociais, de mulheres aparentemente jovens e atraentes, as quais pedem amizade da vítima, que são, geralmente, homens mais velhos, casados, com famílias estruturadas.
Então ‘amigos’, começam-se os diálogos até o envio/troca de ‘nudes’ em fotografias ou vídeos dos interlocutores.
José Elias explica que a partir do envio de fotos íntimas pela vítima, a suposta mulher bloqueia o contato, e os problemas aparecem. Nesse momento aparece outro membro da quadrilha, que, identificando-se como pai da moça, fictício delegado de polícia ou advogado da família, alega que a menina das fotos é menor de idade.
Acreditando ter cometido crime grave na troca de fotos com uma menor, temendo a exposição das imagens ou até mesmo responsabilidade criminal, a vítima cai na coação dos falsários e perde dinheiro.
Um vídeo recebido por um cliente do advogado José Elias mostra como é feito o falso registro policial que, pela sua aparência verídica, com características reais de uma Delegacia, é enviado para intimidar as vítimas que acabam sucumbindo.
José Elias conclui explicando que as vítimas desse tipo de crime não devem ceder aos pedidos de depósitos de valores; devem procurar a Polícia, registrar a ocorrência, ou consultar um advogado de confiança.
Veja o vídeo de denúncia falsa em delegacia falsa criada por quadrilha
_____________________________________________
Twitter – Repórter Abel Oliveira
Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.
Verão 2024/2025 começa hoje, sábado (21)