A ansiedade é um sintoma de característica psicológica, mas que possui grande ligação entre o físico e psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos, como: taquicardia, sudorese, tremores, tensão muscular, dor de cabeça. Quando recorrente e intensa também é chamada de Síndrome do Pânico.
Quem sente ansiedade já deve ter passado por situações em que um desconforto muito grande tomou conta dos pensamentos através de preocupações ou medos. Alguns sintomas específicos aparecem quando o sujeito sofre no dia a dia de forma demasiada.
Toda esta excitação pode acontecer decorrente de uma situação específica ou não, que causa preocupação ou medo. Também pode ser decorrente de algo em que o sujeito não tenha consciência no momento como um trauma, ou uma lembrança negativa.
Uma pessoa ansiosa realiza milhões de conexões mentais desnecessárias entre os seus pensamentos. O nível de estresse é elevado e esses pensamentos são muito rápidos. Com isso o sujeito pode sentir-se cansado, podendo gerar perda da memória, esquecimentos e dificuldade em assimilar novos conhecimentos. Uma pessoa ansiosa também pode ter dificuldade para dormir, já que o organismo está constantemente ativo. A insônia é um dos principais sintomas do transtorno.
Os problemas físicos sem causas aparentes como dores musculares, dor de cabeça, de estômago e dor no peito podem indicar que a ansiedade esteja provocando um grande sofrimento em função de seu descontrole.
A partir disso, é de extrema importância que o sujeito busque auxílio para verificar o grau desse desconforto e o tratamento necessário a fim de elaborar as questões que possam estar causando esses sintomas e atrapalhando a sua qualidade de vida.
Carla Fiorim Comerlato
Psicóloga e Psicopedagoga na Psicoclínica
F: (55) 3332-7826 (55) 98452-6624
Verão 2024/2025 começa hoje, sábado (21)