IJUI NEWS - Vacinas com chips 5G para controlar as pessoas? O problema das teorias de conspiração
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
Seiko eee

Vacinas com chips 5G para controlar as pessoas? O problema das teorias de conspiração

Por, Tiago Protti Spinato - Mestre em Direito, pesquisador e membro do Protti Spinato Ribeiro Advogados Associados.

Matéria Publicada em: 03/03/2022
Texto de Tiago Protti Spinato.

O discurso é sempre o mesmo, uma grande verdade escondida de toda população por interesses secretos de uma elite econômica ou política, que tem planos para uma nova ordem mundial, e para isso ninguém pode ficar sabendo de suas verdadeiras intenções. Normalmente essa é a narrativa de todas as teorias da conspiração que enganam e geram medo a uma parcela significativa da sociedade.

Essas teorias fantasiosas começam com a manipulação de algum fato muito comentado, ou mesmo questionando algum preceito já bastante estabelecido pela ciência, onde se inventam narrativas mentirosas que se apresentam como uma nova verdade, que está sendo escondida da população por motivos secretos. Um fator de convencimento usado nesses casos é de que as informações alegadas dificilmente podem ser checadas, fazendo com que elas não possam ser confirmadas, mas também não possam ser refutadas com provas formais.

Todas essas teorias, que usam de grandes mentiras e pequenas verdades, se pautam com uma escolha cuidadosa de fatos efetivamente reais, que são misturados com mentiras para gerar confusão e distúrbios sociais, principalmente em momentos de fragilidade, como visualizamos durante a pandemia. Por isso essas teorias, cuidadosamente usam o que lhe convém para provar o seu ponto, e descartam todo o resto, alegando que são mentiras ou uma tentativa da mídia de influenciar e enganar as pessoas.

Aliados a isso, também se criam espaços em mídias de massa, como o WhatsApp e o Facebook, para divulgar essas teorias, ressaltando que a população está sendo enganada, e que essa nova informação chegou para abrir os olhos das pessoas manipuladas.  Isso acontece basicamente com a negação da ciência, e com a relativização do conhecimento acadêmico, onde os cientistas e a universidade acabam virando inimigos de grande parte da população, que não compreende a sua devida importância.

Esse tipo de convencimento, normalmente vem de uma profunda negação com os fatos ligados a realidade, onde a pessoa por não entender certos conceitos, busca explicações mais convenientes para as suas dúvidas envolvendo assuntos complexos. Outras vezes também pode vir de uma questão ideológica ou religiosa, quando a pessoa busca moldar a realidade segundo suas crenças, e não conforme as coisas realmente são, e nesse caso, as teorias de conspiração caem como uma luva para reafirmar suas convicções.

Por esse motivo, e podendo usar de exemplo a atual pandemia de covid 19, surgiram dezenas de teorias de conspiração que são totalmente contrárias ao pensamento científico, colocando milhões de pessoas vulneráveis em risco, visto que poderiam acreditar em teorias enganosas que colocam suas vidas em risco. Essas narrativas são repassadas com grande velocidade nos meios alternativos de comunicação, e tem alto poder de compartilhamento, e com isso geram dúvidas em pessoas que estão cercadas de incertezas e indecisões.

Como muitos lembram, desde teorias que falavam que a vacina poderia transmitir HIV, ou mesmo que ela é parte de um plano satânico para implantar um chip de controle populacional nas pessoas, não faltaram discursos que repassaram ou acreditaram nesses argumentos que beiram a alucinação. Com isso, existiu um grande esforço dos divulgadores científicos e de pessoas na internet, para desbancar as alegações das teorias da conspiração, visto que elas apenas causam mal a sociedade, e são uma fonte infinita de desinformação.

O motivo pelos quais essas teorias convencem as pessoas de maneira tão profunda, é que elas têm o poder de se encaixar em diversas realidades, realizando mutações quando necessário para fortalecer discursos mentirosos e sem compromisso com a ética e verdade. Por isso elas são tão perigosas, e devem ser combatidas de maneira ostensiva pelas pessoas, e também pelos mecanismos de checagem das redes sociais, que cada vez mais realizam um trabalho no intuito de coibir notícias falsas e teorias enganosas.

Com isso, podemos concluir que a existência de uma sociedade mais civilizada parte também da batalha contra as teorias da conspiração, que causam diversos danos para a as pessoas, que inclusive podem vir a óbito por acatar informações negacionistas e perigosas. Assim, a defesa dos direitos humanos, o crescimento do discurso tolerante e o combate a notícias mentirosas ou conspiracionistas tem de ser um esforço de todos, para a manutenção do bem-estar de toda nossa população.

 Tiago Protti Spinato 

Mestre em Direito, pesquisador e membro do Protti Spinato Ribeiro Advogados Associados.

rad d