IJUI NEWS - Ciclone Yakecan chega no fim da tarde ao RS com vento intenso e muitos danos, diz a MetSul
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Rad mais novoRad mais novo
Britinho lateral esq

Ciclone Yakecan chega no fim da tarde ao RS com vento intenso e muitos danos, diz a MetSul

Rajadas podem passar de 100 km/h em vários pontos do litoral gaúcho e da Lagoa dos Patos e seu entorno entre hoje e amanhã.

Matéria Publicada em: 17/05/2022
Imagem mostram o avanço do ciclone no Estado. Reprodução/MetSul.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI

_____________________________________

Em alerta máximo para a chegada do ciclone Yakecan em território gaúcho, as autoridades monitoram de perto a trajetória do fenômeno e as informações sobre as forças do vento que vão atingir o Rio Grande do Sul (RS) nesta terça-feira (17/5). Os modelos meteorológicos são gerados a partir de supercomputadores, atualizados em períodos específicos de tempo.

Ontem, segunda-feira (16/5), na confirmação da gravidade do cenário, e no alerta para a necessidade de adoção de medidas de contenção, a Defesa Civil Nacional confirmou que fará boletins a cada 12 horas com a atualização do avanço do ciclone. Serão estas atualizações que poderão confirmar se o ciclone vai evoluir para um furacão.

Todo o furacão é um ciclone tropical, mas nem todo ciclone tropical é um furacão. Entre outros aspectos, os requisitos que podem diferenciar os níveis de gravidade do fenômeno estão relacionados à força dos ventos sustentados, ou seja, registrados de maneira constante em determinada localidade e não apenas as rajadas. Neste contexto, ventos sustentados entre 30 km/h e 60 km/h indicam uma depressão tropical. Entre 60 km/h e 120 km/h, uma tempestade tropical. Apenas se a força do vento ultrapassar 120 km/h ele sobe para a categoria de furacão.

Segundo projeta a MetSul, o ciclone será uma forte tempestade tropical que deve ficar perto do limite de um furacão categoria 1. Projeção de modelos computadorizados sugerem a formação de um ‘olho’ no centro da tempestade, uma característica de ciclones tropicais.

Terça-feira, 18h
Nestas projeções, o olho do ciclone Yakecan deverá atingir a costa do litoral Sul do estado no fim da tarde e início da noite desta terça-feira.

Terça-feira, 20h
No começo da noite, o centro da tempestade estará à leste de Pelotas e Rio Grande, ainda na região Sul do estado.

Terça-feira, 23h
No fim da noite, a ‘parede de nuvens’ no centro da tempestade com vento intenso atinge a região da grande Porto Alegre.

Quarta-feira, 4h
Já na madrugada de quarta-feira, o centro do ciclone deve atingir a costa do Litoral Norte. Após, deve deslocar-se para o mar.

Fonte: Correio do Povo 

Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

rad d