IJUI NEWS - Queda de avião da TAM que matou casal de empresários de Ijuí completa 15 anos
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Rad mais novoRad mais novo
Britinho lateral esq

Queda de avião da TAM que matou casal de empresários de Ijuí completa 15 anos

A pior tragédia da aviação brasileira, o acidente com o voo TAM 3054, no aeroporto de Congonhas, matou 199 pessoas. O casal de Ijuí Lisiane e Sandro Schubert, proprietários da Focal Óptica, viajavam a negócios.

Matéria Publicada em: 17/07/2022
Bombeiros trabalhando na sede da TAM Express, que foi atingida pelo avião. Foto: Paulo Liebert/Estadão/Arquivo.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI

___________________________________________________________

Há 15 anos, acontecia a pior tragédia da aviação brasileira, o acidente com o voo TAM 3054, no aeroporto de Congonhas.

Um avião da companhia que havia decolado de Porto Alegre não conseguiu parar durante o pouso em São Paulo e saiu da pista, cruzando a avenida Washington Luís e batendo em um posto de combustível e em um prédio onde funcionava um serviço de cargas da própria empresa.

No acidente, morreram 199 pessoas, sendo seis tripulantes, 181 passageiros e 12 pessoas que estavam no solo e no prédio da TAM, que foi atingido.

Naquele voo estava um casal de Ijuí, empresários da Óptica Focal, Lisiane Cirlei da Pieve Schubert, 39 anos, e Sandro Schubert, de 37. Eles deixaram um filho de 5 anos. A viagem do casal era de negócios.

À época, chegou-se a acreditar que um dos motivos para a saída da pista teria sido a ausência de "grooving", ranhuras transversais no asfalto que facilitam o escoamento de água. Mas, segundo o relatório final da investigação, a pista não contribuiu em nada com o acidente.

Uma das principais causas, segundo a investigação, foi um erro na posição dos manetes, as alavancas que comandam a aceleração e dão potência no avião. Uma delas permaneceu na posição de aceleração, o que levou à perda de controle da aeronave.

Fonte (editado):

Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

Brito lateral 2020