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Ministério da Justiça cria site para denúncias de telemarketing abusivo

Consumidores possam denunciar chamadas abusivas com a ajuda de Procons em todo país.

Matéria Publicada em: 22/07/2022
Imagem Ilustrativa. Matt Cardy/Getty Images

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Um novo canal de denúncias, criado por meio de uma determinação do Ministério da Justiça, foi divulgado na quarta-feira (20/7) e tem como objetivo suspender as atividades de telemarketing abusivo em todo país.

As denúncias serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e encaminhadas aos Procons para análise e abertura de eventual processo administrativo pelo descumprimento da medida.

As mesmas poderão ser feitas no site denuncia-telemarketing.mj.gov.br. Os consumidores, no próprio site, preenchem qual o telemarketing ou qual empresa os telefonemas representam.

A medida tem o objetivo de pôr fim às ligações que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores.

As atividades de telemarketing abusivo de 180 empresas brasileiras estão suspensas desde a última segunda-feira (18/7). A ação é coordenada pela Senacon e conta com a parceria dos Procons de todo o Brasil. A decisão foi tomada com base na quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor do governo.

Segundo a Senacon, os dados utilizados pelas empresas para a prática de telemarketing são vistas como um comércio ilegal de dados pessoais. Ou seja, não foram passados às mesmas a partir de uma base legal existente.

Fonte: Correio Braziliense  - Original AQUI

Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

 

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