IJUI NEWS - Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida na semana que vem no RS
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
Seiko eee

Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida na semana que vem no RS

Emissão do novo documento inicia na terça-feira (26/7), apenas no RS. Na nova identidade, o número do RG deixará de existir e só o CPF permanecerá.

Matéria Publicada em: 22/07/2022
A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações - Foto: Reprodução

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI

____________________________________________________________

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será emitida em um modelo único e com validade para o território nacional a partir da próxima terça-feira (26/7), neste primeiro momento, apenas no Rio Grande do Sul (RS).

Ela vai unificar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação, o que vai impedir identidades com numerações diferentes. A versão digital do documento e a validação dos dados do cidadão para a emissão do documento será feita pelo GOV.BR.

Na sequência, o documento estará disponível também para os moradores do Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Todos os demais Estados estarão aptos a emitir o novo modelo de identidade até março de 2023.

O atual modelo tem validade até 2032, portanto, não será preciso trocar imediatamente a identidade pelo novo modelo, de modo que a transição possa ser gradual e contínua.

A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações.

Na nova identidade, o número do RG deixará de existir e só o CPF permanecerá. O objetivo é unificar o número do documento em todas as unidades da federação.

Quem não tiver CPF ou estiver com informações incorretas poderá recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver sua situação.

Versões física e digital

A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a CIN possui um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.

A nova CIN também permitirá a inclusão da carteira de estudante, pela leitura do QR Code presente no novo modelo do documento.

 Padrões internacionais

A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte. O novo passaporte brasileiro, com mecanismos adicionais de segurança e novo layout  entrará em vigor ainda em 2022. Não haverá mudança no valor da emissão e o prazo de validade continuará sendo de 10 anos.

Com informações do Ministério da Economia

 

Seiko DDD