IJUI NEWS - A preparação para o ENEM
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
rad E

A preparação para o ENEM

Por, Liane Maria Fiorim Comerlato - Professora de Português e Literatura

Matéria Publicada em: 05/11/2022

  Para ser bem sucedido numa prova extensa como o Enem, é importante ter alguns cuidados físicos, psicológicos e emocionais. Muitos estudantes devido a um grau muito elevado de cobrança, ficam muito nervosos ou ansiosos na véspera ou no dia da prova, o que pode prejudicar seu desempenho.

  A orientação é ter disciplina e organização em relação à alimentação, sono, exercícios físicos e estudos. Alimentação que supra todas as necessidades de vitaminas para o corpo, ter 8 horas de sono diárias, fazer exercícios físicos e tomar sol.

  Ter uma rotina de estudos diária, segmentar os assuntos por ordem de complexidade, conhecer o perfil das avaliações. Baixar provas antigas e resolvê-las, procurando depois verificar o gabarito para acostumar-se com os modelos utilizados.

  Ter o conhecimento de que serão 5 horas para resolver 180 questões, e que haverá um texto dissertativo-argumentativo para escrever, exige além de uma preparação de uma rotina diária de estudo sobre os conteúdos que constem no edital, também um bom repertório cultural em relação aos fatos que estão ocorrendo no contexto mundial, assuntos que precisarão de um embasamento teórico forte e consistente.

  Em relação às questões elas se dividem em fáceis, médias e difíceis, e para melhor aproveitar o tempo que é de menos de 3 minutos para cada questão, é aconselhável resolvê-las nesta ordem citada, quando considerar uma questão de difícil resolução, passar adiante, não perder tempo nela e voltar depois quando estiver com a maioria das demais respondidas.

  A redação exige do estudante além um bom conhecimento da Língua Portuguesa, igualmente uma competente bagagem literária sobre os possíveis temas, quando terá que apresentar seu ponto de vista, utilizando-se de argumentos pertinentes, com uma linguagem coerente, coesa, enfim com embasamento teórico eficiente para defendê-los e com a competência de no parágrafo final elaborar uma proposta de intervenção para o problema apresentado.

  Portanto, a fim de evitar o excesso de nervosismo e ansiedade para enfrentar a prova do ENEM é muito importante preparar-se com disciplina, organização, e conhecimento prévio para obter o sucesso desejado.

Liane Maria Fiorim Comerlato

Professora de Português e Literatura

Neuropsicopedagoga/ Psicopedagoga Clínica e Institucional

Neuro aprender Ijuí – Fone: 55 9 9149 7180

Brito lateral 2020