IJUI NEWS - Vereador Pompeo diz que CPI deve investigar novo registro de óbito após alta da UPA
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
EquipomedEquipomed
Britinho lateral esq

Vereador Pompeo diz que CPI deve investigar novo registro de óbito após alta da UPA

Homem atendido na quarta (19) à noite realizou exames, recebeu alta e morreu em casa. "Com insuficiência cardíaca grave e dificuldade para respirar deveria ter sido hospitalizado com urgência”, diz denunciante.

Matéria Publicada em: 22/07/2023
Nova denúncia de atendimento na UPA. Arte Ijuí News.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________

Postado por ABEL OLIVEIRA

O vereador Matheus Pompeo (PDT), um dos membros da CPI da UPA, confirmou ao Ijuí News que levará à Comissão Parlamentar de Inquérito denúncia de óbito recente de paciente atendido na Unidade de Pronto Atendimento e liberado em seguida. O homem, de 66 anos, faleceu em casa um dia depois da alta.

A CPI foi criada na Câmara Municipal a partir de denúncia de suposta negligência no atendimento da médica veterinária Taísa Cristini Protti, que faleceu na manhã do dia 7 deste mês, aos 40 anos, em casa, horas depois de liberada da UPA. Segundo a família, ela foi para casa sem a realização de exames de urgência pedidos pelo Posto de Saúde do CSU, em atendimento anterior.

Médica veterinária morre depois de liberada da UPA de Ijuí; família pediu investigação policial

Agora, Matheus Pompeo, que poderá presidir a CPI da UPA, recebeu informações sobre novo óbito registrado no município, e com características do caso de Taísa Protti.

Na nova denúncia há relatos de que na noite de quarta-feira (19/7), por volta das 22h30min, um homem portador de comorbidades (coração e pulmão) procurou atendimento na UPA. Ele teria sido diagnosticado com insuficiência cardíaca grave. Realizou alguns exames e recebeu alta cerca de 4 horas depois (já na madrugada de quinta-feira). Ainda segundo a denúncia, o caso era de internação hospitalar urgente, podendo evoluir para tratamento intensivo. O paciente morreu em casa nesta sexta-feira (21).

A reportagem do Ijuí News não obteve retorno de mensagens recebidas pelo coordenador da UPA, Tiago  Zientarski. O secretário de Governo do município, Luis Francisco Schroer, disse que faria o encaminhamento do caso em questão ao secretário responsável pela Pasta.

O espaço segue aberto para eventual manifestação das autoridades na área.

Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

Seiko DDD