Lauren Slongo Braida1
Maria da Graça Costa Delacoste2
A psicopedagogia, como campo de atuação interdisciplinar, desempenha uma importante função na identificação, compreensão e intervenção das dificuldades de aprendizagem, considerando tanto os aspectos clínicos quanto o contexto educacional na qual o estudante está inserido. Ao estudar e ampliar o repertório de discussões acerca da psicopedagogia, é essencial considerar as múltiplas dimensões que influenciam o processo de aprendizagem e o desenvolvimento humano, prezando desta forma pelo desenvolvimento integral do indivíduo.
A atuação da psicopedagogia no contexto clínico envolve a avaliação e intervenção personalizada, buscando compreender as necessidades específicas de cada indivíduo, considerando fatores cognitivos, emocionais e sociais que podem impactar seu desempenho escolar. A partir de uma abordagem diagnóstica, os profissionais da psicopedagogia buscam identificar as potencialidades e dificuldades de aprendizagem, fornecendo, conforme dito anteriormente, suporte especializado para promover o desenvolvimento pleno do sujeito.
Por outro lado, as interconexões entre a clínica e a instituição escolar refletem a necessidade de uma abordagem integrada, na qual os profissionais da psicopedagogia colaboram com educadores e gestores para promover práticas pedagógicas inclusivas e eficazes. Nesse contexto, a psicopedagogia institucional, tão necessária quanto a clínica, assume um papel fundamental, pois orienta a construção de ambientes educacionais que valorizem a diversidade de habilidades e necessidades dos alunos.
Desta forma, a integração entre a clínica e a instituição escolar permite uma atuação mais abrangente e efetiva da psicopedagogia, potencializando o impacto positivo nas trajetórias educacionais das crianças e dos jovens. A socialização de conhecimentos e experiências entre profissionais da área clínica e educadores contribui para o fortalecimento
___________________________________
2 Pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Luís, Graduada em Pedagogia (PUC) Porto Alegre, Professora dos Anos Iniciais na Rede Municipal de Ensino Ijuí, Psicopedagoga Clínica do Espaço PSI.
1 Doutoranda em Educação nas Ciências (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI), Professora Alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino de Ijuí, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil da EMF Soares de Barros e Professora de disciplinas pedagógicas no curso de Pedagogia Presencial e EAD da UNIJUI. Psicopedagoga Clínica no Centro de Psicologia - Espaço PSI.
de estratégias de intervenção que considerem tanto as singularidades dos alunos quanto às demandas do contexto escolar. Neste sentido, o trabalho colaborativo atinge o objetivo de uma parceria, na qual os educadores têm liberdade de diálogo com os profissionais clínicos. Já a clínica, assume papel de parceira das instituições de ensino, dando suporte necessário e acolhendo, por vezes, a necessidade dos educadores, para além do olhar individualizado ao aluno.
É fundamental ressaltar que o trabalho em psicopedagogia demanda constante atualização e reflexão sobre práticas efetivas, considerando as transformações sociais e educacionais. A formação contínua dos profissionais é essencial para o aprimoramento das intervenções clínicas e pedagógicas, visando sempre a promoção de ambientes inclusivos e estimulantes para o desenvolvimento dos aprendizes.
Em suma, ao explorar as interfaces da psicopedagogia e as interconexões entre a clínica e a instituição escolar, torna-se evidente a importância de uma atuação integrada que considere as múltiplas dimensões do processo de aprendizagem. A abordagem investigativa e interventiva da psicopedagogia, busca promover não apenas o sucesso acadêmico, mas também o bem-estar emocional e social dos indivíduos, contribuindo para uma educação mais equitativa e inclusiva.
Lauren Slongo Braida
Maria da Graça Costa Delacoste