A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 estabeleceu a educação profissional e tecnológica como uma das modalidades da educação básica, tendo como um de seus principais objetivos a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Isso exige uma proposta pedagógica ágil e processos eficazes para atender às competências demandadas pelo ambiente empresarial, corporativo e social. Nesse cenário, o diretor de uma escola de educação profissional desempenha um papel crucial ao coordenar pessoas e processos para alcançar resultados que atendam a todas as partes interessadas.
O gestor de educação profissional precisa compreender o contexto em que sua escola está inserida, estabelecendo articulações e parcerias com empresas, organizações e entidades regionais. O objetivo é diagnosticar quais são as funções, competências e perfis profissionais necessários para atender às demandas do mercado de trabalho local. A partir desse diagnóstico, cabe ao diretor, em conjunto com sua equipe pedagógica e demais estruturas organizacionais, desenvolver propostas educacionais práticas, que aliem competências comportamentais e técnicas. Essas propostas devem ser implementadas por meio de metodologias vivenciais e simulações que reflitam o ambiente empresarial, corporativo e social.
Além disso, o diretor deve liderar sua equipe para garantir que os processos educacionais sejam conduzidos em conformidade com os requisitos legais e com as expectativas das partes interessadas. O foco deve ser a entrega de resultados concretos para a sociedade, como maior empregabilidade dos alunos, satisfação dos clientes, satisfação dos colaboradores e sustentabilidade institucional. Para atingir esses objetivos, são planejados internamente projetos e planos de ação estratégicos, táticos e operacionais, sempre com o propósito de buscar a melhoria contínua do desempenho da escola e das entregas realizadas à comunidade.
Portanto, é evidente a relevância do papel do diretor de uma escola de educação profissional, que atua de forma dinâmica e integrada com a comunidade e sua organização para preparar profissionais qualificados e competentes para o mercado de trabalho. Dessa forma, o diretor utiliza uma ampla gama de atribuições e capacidades para desempenhar uma função essencial tanto para sua equipe quanto para a sociedade.
Paulo Ricardo Kruger Junior
Diretor da escola Senac Ijuí.