IJUI NEWS - Ministério da Saúde confirma centro pediátrico no Hospital de Clínicas Ijuí (HCI)
Min: 17º
Max: 30º
Chuvas Isoladas
logo ijui news
Paim Paim
Recarga facil esquerda

Ministério da Saúde confirma centro pediátrico no Hospital de Clínicas Ijuí (HCI)

Complexo prevê serviço oncológico infantojuvenil, centro pediátrico integral, incluindo especialidades como gastroenterologia, traumatologia, cardiologia – além de uma UTI pediátrica com 10 leitos.

Matéria Publicada em: 04/06/2025
Visita técnica da SES/RS no HCI aconteceu nesta terça (3). Foto: HCI/FB.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________

➡️ No mês em que celebra seus 90 anos, o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) tem mais um motivo para comemorar: o Ministério da Saúde (MS) confirmou a construção de uma unidade pediátrica na instituição. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3/6), durante visita técnica de representantes da pasta e da Secretaria Estadual da Saúde (SES) à instituição.

O Ministério confirmou não apenas o projeto inicial, que previa a implementação de um serviço oncológico para atender o público infantojuvenil, mas, também, um centro pediátrico integral, incluindo especialidades como gastroenterologia, traumatologia, e cardiologia – além de uma unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica com 10 leitos. Todos terão atendimentos clínicos e cirúrgicos. O projeto-piloto será inserido no sistema oficial do governo federal, etapa necessária para a liberação dos recursos que viabilizarão a obra.

O coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, José Barreto Carvalheira, foi enfático ao afirmar que a iniciativa está alinhada com uma das prioridades do Ministério da Saúde — assegurar agilidade no diagnóstico infantil, uma das maiores deficiências detectadas na rede de atendimento.

Responsável pelo anúncio, Rejane Soares, consultora técnica da Coordenação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, destacou a relevância do HCI para o avanço da assistência pediátrica na região. “Sabemos como é difícil para uma criança ou adolescente percorrer longas distâncias para receber atendimento especializado”, iniciou.

Considerando que o município conta com curso de Medicina, residência em Pediatria e residência multiprofissional, todos voltados à formação de novos profissionais, este é um passo importante e necessário. O hospital completa 90 anos e demonstra estar preparado. Acredito que podemos tirar esse projeto do papel com os olhos fechados”, completou Rejane.

HCI

Recarga facil direita