Para quem vive uma relação de muitos anos, o desgaste na rotina é algo comum. Do mesmo modo, também é natural que aconteçam brigas e que os dois passem por um momento de instabilidade.
Quando isso acontece, a primeira indicação é buscar ajuda especializada. Mas será que terapia de casal funciona? A ciência diz que sim.
Muitos casais que enfrentam problemas no relacionamento resistem à ideia de buscar ajuda externa. Se você é do grupo que ainda se pergunta se a terapia de cassal funciona, a resposta pode estar em uma pesquisa publicada no Journal of Consulting and Clinical Psychology.
De acordo com o estudo, ela pode ser bastante efetiva. Para chegar a essa conclusão, foram analisados 134 casais, grande parte entre os 30 e 40 anos de idade e pouco mais da metade já com filhos. Houve uma seleção bastante rigorosa: foram escolhidos para o experimento apenas aqueles que estavam realmente angustiados com a relação e desejavam buscar uma solução para melhorá-la.
Os casais participaram de 26 sessões de terapia durante um ano. Foram duas as abordagens feitas:a primeira mais tradicional, focada em mudanças positivas – como melhorar a comunicação entre os parceiros – e a segunda uma terapia integrativa, focada nas reações emocionais e não apenas no que levou a elas.
Quando essas sessões chegaram ao final, aproximadamente 66% dos parceiros noticiaram melhoras significativas em seus casamentos – enquanto os restantes não tiveram tamanho êxito. A partir daí, psicólogos acompanharam os casais em sessões a cada seis meses, até completarem cinco anos após o tratamento intensivo.
Ao final desses cinco anos, 50% dos casais noticiaram que estavam muito melhores do que se encontravam antes do tratamento. Para 25% deles, pouca coisa mudou e apenas outros 25% haviam se separado ou divorciado.
Quando procurar a terapia de casal
Vários rompimentos poderiam ser evitados se as pessoas recorressem à terapia. Mas para que ela seja eficaz, é preciso que os problemas enfrentados pelos casais sejam diagnosticados em tempo. Quanto mais tardar a buscar essa ajuda, menores as chances de solução.
Confira abaixo alguns dos sinais mais comuns capazes de indicar que os parceiros precisam recorrer à terapia de casal:
Redação Fortíssima / Foto: iStock, Getty Images
Link do artigo original AQUI