IJUI NEWS - Soares de Barros estuda através de projetos de pesquisa
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
Britinho lateral esq

Soares de Barros estuda através de projetos de pesquisa

Por, Naiana Ortiz Boeno

Matéria Publicada em: 31/05/2017

A Escola Municipal Fundamental Soares de Barros busca aprimorar e incentivar o estudo e aprendizagem infantil mediante a metodologia de projetos de pesquisa desde a Educação Infantil até os Anos Finais. E com a turma do terceiro ano do Ensino Fundamental não foi diferente nesse primeiro semestre do ano letivo.

Foi através de uma apresentação entre colegas é que surgiu a pergunta norteadora do projeto de estudos da turma: “Prá jogar futebol precisa estudar?”. Com ela, a professora Naiana Boeno, juntamente com a turma, partiu para as pesquisas; uma vez que durante os estudos, outras perguntas acabaram surgindo.

A professora salienta que os projetos de estudo são ferramentas imprescindíveis na aprendizagem e desenvolvimento infantil, pois eles agregam o conhecimento prévio a uma vasta gama de aprendizagens que se solidificam mediante a busca pela informação através do ato de pesquisar, tanto individual, como coletivamente. 

A criança passa a ser a protagonista de seu conhecimento, e as descobertas dão sentido ao seu olhar pesquisador; fazendo com que ela se constitua como uma cidadã completa; crítica, ativa e conhecedora do mundo ao seu redor.

E ao professor cabe mediar as vivências e as pesquisas e ser um parceiro durante as aprendizagens, oportunizando à criança a amplitude da investigação, dando o suporte necessário para que ela tenha total liberdade para investigar, argumentar, problematizar e sistematizar o que aprendeu.

A aprendizagem por meio do ensino com pesquisa numa visão crítica supera os processos restritos a escutar, ler, decorar e repetir” (BEHRENS, 2000), pois essa visão reducionista da aprendizagem precisa dar lugar a processos que envolvam ações como “investigue, problematize, argumente, produza, crie, projete”, entre outras.

Nesse sentido, o professor deve focalizar metodologias que envolvam novos procedimentos para alcançar processos de aprendizagem que subsidiem a produção do conhecimento da criança, dentro de sua singularidade e potencialidades.

Pensando dessa forma é que a turma do terceiro ano buscou aprimorar seus conhecimentos, respondendo às inúmeras questões advindas do projeto de estudos; em que utilizou de várias formas diferentes a pesquisa para aprender mais.

Ao término do projeto de estudos, a turma recebeu a visita da jogadora de futsal Patrícia Andrade, que contribuiu muito com os estudos da turma e, como culminância, jogou futebol na quadra da escola, entre os colegas, mostrando o que aprendeu. No final do jogo as crianças receberam um troféu destacando seu desempenho e aprendizagem durante o período de estudos.

A professora Naiana Boeno agradece todas as pessoas envolvidas nos estudos da turma, em especial ao Sr. Jaime Ghisleni, que contribuiu de forma significativa na concretização deste projeto.

Naiana Ortiz Boeno

Professora da Rede Municipal de Ensino 

E.M.F. Soares de Barros

rad d