Os professores, assim como outros profissionais, estão em constante formação. Quando tomamos posse de nosso diploma de licenciados em educação não concluímos ali a completa formação, apenas finalizamos uma etapa e iniciamos outra na prática do dia a dia na escola.
Por que não concluímos nossa formação profissional? Porque o ato de ensinar é algo complexo, e o professor enquanto formador de sujeitos precisa ser consciente de que a educação escolar se modifica e consequentemente os modos de ensinar também.
Tardif em seus estudos sobre formação profissional destaca que os professores carecem no decorrer do trabalho docente formações contínuas e continuadas, tendo em vista que a formação inicial é apenas o primeiro passo da carreira.
Nesse contexto do professor que se encontra em prática docente podemos questionar então, como seria essa formação continuada?
Pensamos que a formação continuada vem de encontro com a prática dos professores e dos confrontos e intempéries que este enfrenta do contexto da escola.
Suas formas podem ser diversas: no ambiente escolar entre professores e demais envolvidos no processo de ensino/aprendizagem, formação em rede, estudos e reflexões no individual ou coletivo, ...
Sendo sujeitos atuantes de sua própria formação, os professores tornam-se corresponsáveis pelos conhecimentos produzidos a partir da reflexão de sua própria prática. E os formadores serão então acompanhadores desses professores ajudando-os nesse processo de formação.
A formação continuada deve ser entendida como complexa dada a complexidade do ato de ensinar. Assim é importante verificar como estas formações vêm se constituindo dentro do contexto de ensino escolar, e se realmente estão cumprindo o papel de formação de professores.
Claudia Marchesan
Ivanilde dos Santos de Lima
Coordenadoras Pedagógicas Educação Infantil. EMI Alvorada